A Mostra de Doçaria Conventual que decorreu este fim de semana no Mosteiro de Lorvão reuniu no Pátio do Silêncio doceiros de vários pontos do país. No sábado à tarde chegou a ser preciso reabastecer algumas bancas devido à elevada adesão de visitantes, contou em direto ao Notícias de Coimbra o presidente da Câmara de Penacova, Álvaro Coimbra.
Guimarães, Amarante, Anadia, Aveiro, Montemor-o-Velho, Mealhada, Coimbra ou mesmo Évora tiveram representação na primeira edição da mostra. Com as nevadas de Penacova e os Pastéis de Lorvão foram os “doces anfitriões” mas tiveram concorrência séria, nomeadamente pelo Morgado do Buçaco.
Este vistoso doce “não é conventual mas palaciano”, como sublinhou uma doceira mais purista à jornalista do NDC durante a entrevista à vizinha do lado. É composto por um castelo de panquecas, bem ligadas com doce de ovos. Não fica imune à inovação e um dos pasteleiros de Anadia já venceu um prémio porque criou um “hibrido” entre o Morgado do Buçaco e o Bolo Rei. Dois nobres da pastelaria, afinal.
PUBLICIDADE
Veja tudo nos diretos do Notícias de Coimbra. Pode ver a galeria de imagens aqui.
PUBLICIDADE