Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Saúde

Deixe de cruzar as pernas quando se senta!

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 10 meses atrás em 29-05-2023

Passa o tempo todo sentado? Pare por um momento, e sem mudar de posição, observe a sua postura. Qual a posição que as suas pernas assumem?

PUBLICIDADE

Cruza as pernas? Cerca de 62% das pessoas cruzam a direita sobre a esquerda, 26% fazem o contrário e 12% não têm preferência, é o que indica a BBC.

Estudos mostraram que sentar de pernas cruzadas pode aumentar o desalinhamento dos quadris, com um lado ficando mais alto que o outro e altera a velocidade com que o sangue circula nos vasos sanguíneos das pernas, o que pode aumentar o risco de coágulos.

PUBLICIDADE

publicidade

A maioria das pesquisas indica que cruzar a perna na altura dos joelhos é pior do que sobre os tornozelos. Na verdade, sentar dessa maneira pode causar um aumento na pressão arterial devido ao acúmulo de sangue nas veias, e o coração ter que trabalhar para compensar isso. E pode aumentar o risco de danos aos vasos sanguíneos.

É por isso que, ao medir a pressão arterial, deve manter os pés apoiados no chão.

PUBLICIDADE

Cruzar as pernas também pode causar desalinhamento da coluna e dos ombros. “A posição da cabeça pode potencialmente ficar desalinhada devido a mudanças nos ossos do pescoço, uma vez que a coluna compensa para manter o centro de gravidade acima da pélvis”, pode ler-se no artigo.

O pescoço também pode ficar afetado devido a um lado do corpo ser mais fraco que o outro. O mesmo desequilíbrio pode ser observado nos músculos da pélvis e da parte inferior das costas como resultado da má postura e do stress e tensão causados ​​por sentar-se de pernas cruzadas.

Ficar muito tempo sentado com as pernas cruzadas aumenta a chance de escoliose (alinhamento anormal da coluna) e outras deformidades. Também pode causar a síndrome da dor trocantérica maior, uma condição comum e dolorosa que afeta o lado externo do quadril e da coxa.

Pesquisas mostram que sentar com as pernas cruzadas pode colocar o nervo peroneal, também conhecido como nervo fibular, na parte inferior da perna em risco de compressão e lesão. Manifesta-se como uma fraqueza ao tentar levantar o lado do dedinho do pé.

Um estudo de 2016 descobriu que para aqueles que têm uma perna mais longa que a outra, sentar de pernas cruzadas pode ajudar a ajustar a altura dos dois lados da pélvis, melhorando o alinhamento. Sentar-se com as pernas cruzadas também parece reduzir a atividade de alguns músculos, particularmente os músculos oblíquos em comparação com sentar-se com as pernas para a frente.

Se puder, evite cruzar as pernas. A principal recomendação é não ficar parado na mesma posição por muito tempo e manter-se ativo regularmente.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com