Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

“Degrau a degrau das Escadas Monumentais por um ensino sem barreiras!” (com vídeos)

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 23-03-2023

Cerca de uma centena de estudantes do ensino superior manifestou-se, em Coimbra, esta quinta-feira, 23 de março, contra as dificuldades que estão a ampliar “o muro” no acesso a este nível de ensino.

PUBLICIDADE

Melhor ação social e alojamento, gratuitidade, mais financiamento público e melhores condições nas instituições são as reivindicações dos alunos que marcharam desde as Cantinas Azuis até à Reitoria da Universidade de Coimbra, subindo “degrau a degrau” das Escadas Monumentais “por um ensino sem barreiras”.

Ao Notícias de Coimbra, Gonçalo Lopes, um dos organizadores da manifestação, frisou que objetivo é “colocar as reivindicações dos estudantes na ordem do dia”, mostrando a falta de investimento no ensino superior.

PUBLICIDADE

publicidade

O mote da iniciativa nacional “Até quando o muro vai aumentar? Fim às barreiras no ensino superior” foi o escolhido para o protesto que se realizou na véspera do Dia Nacional do Estudante.

“Propinas e Bolonha, é tudo uma vergonha”; “Governo, escuta, estudantes estão em luta” ou “É preciso investir, queremos camas para dormir!”, foram algumas das frases de ordem que ecoaram em Coimbra.

PUBLICIDADE

Hugo Faustino, um dos organizadores desta marcha, “faz um balanço muito positivo”sublinhando que reivindicam por mais ação social, pelo fim das propinas, pela revisão do regime jurídico das instituições de ensino superior, mas também por soluções de alojamento estudantil, um problema que se tem vindo a agravar, decorrente da crise na habitação.

A Associação Académica de Coimbra, a maior e mais antiga associação estudantil do país, não participou nesta ação, no entanto este dia de luta nacional foi convocado por associações de estudantes de dez instituições de ensino superior, com concentrações também em Aveiro, Lisboa, Braga, Covilhã, Évora, Faro e Porto.

Veja os diretos NDC:

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com