Coimbra

Décio Matias é o primeiro diretor-geral da nova concessionária de água do Baixo Mondego e Gândara

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 10-02-2020

O primeiro diretor-geral da nova empresa intermunicipal Águas do Baixo Mondego e Gândara (ABMG) é o vereador da Câmara de Montemor-o-Velho, Décio Matias (PS), que pediu a suspensão do mandato, anunciou hoje a autarquia num comunicado.

PUBLICIDADE

A nova concessionária da água é uma empresa intermunicipal que reúne os municípios de Montemor-o-Velho, Mira e Soure.

Na nota de imprensa, a Câmara de Montemor-o-Velho informa que o vereador Décio Matias pediu a suspensão do mandato e vai assumir funções na empresa Águas do Baixo Mondego e Gândara.

PUBLICIDADE

Em declarações à Lusa, o presidente da Câmara de Soure e do conselho de administração da ABMG, Mário Jorge Nunes, esclareceu que Décio Matias foi nomeado diretor-geral da empresa e terá “funções executivas”.

“O seu estatuto é funcional. Confio muito, acho que fizemos uma grande aposta e que ele vai fazer um excelente trabalho”, frisou o autarca.

PUBLICIDADE

publicidade

Ainda de acordo com Mário Nunes, o novo diretor-geral formalizou um contrato de três anos com “um estatuto equivalente a presidente de Câmara” ao nível de vencimento e despesas de representação, entre outras regalias.

“Quando nós [enquanto presidentes de Câmara] formos aumentados, ele também é”, exemplificou.

Além de Mário Nunes, o conselho de administração da Águas do Baixo Mondego e Gândara (que tem um mandato rotativo com a duração de um ano) é constituído pelo vice-presidente Raul Almeida (PSD), presidente da Câmara de Mira e pelo vogal Emílio Torrão (PS), líder da autarquia de Montemor-o-Velho.

Os três dirigentes, que nesta fase de arranque operativo da empresa têm vindo a reunir semanalmente, não recebem vencimento “nem senhas de presença nem despesas de representação”, lembrou Mário Nunes, já que a lei estipula que quando os presidentes de Câmara exercem funções noutra qualquer entidade em nome e representação dos seus municípios, não têm direito a quaisquer vencimentos ou abonos.

Ainda segundo Mário Nunes, a mesa da Assembleia-Geral da ABMG é presidida por Fernando Ramos, presidente da Assembleia Municipal de Montemor-o-Velho, integrando ainda Nelson Maltez e Américo Nogueira, respetivamente vice-presidentes das autarquias de Mira e de Soure.

A nova concessionária de águas possui ainda uma Comissão de Parceria, “uma espécie de conselho consultivo que avalia estudos e dá pareceres”, composta por três elementos, em representação de cada município.

Com o pedido de suspensão de mandato de Décio Matias em Montemor-o-Velho, Diana Andrade é a nova vereadora do executivo socialista, assumindo, entre outros, os pelouros da Educação, Formação Profissional, Juventude e Tempos Livres, Família e Menores e Cidadania e Igualdade.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE