Coimbra

Dê sangue. Partilhe o melhor de si! O CHUC agradece

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 23-03-2021

Dê sangue! Partilhe o melhor de si! É com este lema que o Serviço de Sangue e Medicina Transfusional (SSMT) do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), quer agradecer nesta efeméride que se comemora a 27 de março, aos cerca de 15.000 dadores de sangue do CHUC, evocando as suas dádivas benévolas de sangue, generoso contributo em prol dos doentes. 

PUBLICIDADE

Jorge Tomaz, diretor do Serviço de Sangue e Medicina Transfusional do CHUC , refere que “o Dia Nacional do Dador de Sangue tem como objetivo reconhecer a importância da contribuição dos dadores de sangue para o tratamento de doentes e evidenciar, junto da população, o valor social e humano da dádiva de sangue, estimulando a sua prática como imprescindível. É sobretudo um dia para dizermos Muito Obrigado, aos muitos milhares de dadores de sangue do CHUC bem como aos Grupos Dadores; Núcleos de Estudantes Universitários AAC; Federações Nacionais;  Empresas, Paroquias; Escolas; IPSS; Juntas de Freguesia; Autarquias; Associações de Dadores e Federações Nacionais de Sangue,  por todos os dias estarem presentes e nos ajudarem”.  

E prossegue dando nota que “o SSMT do CHUC espera,  neste difícil período, poder continuar a contar com o enorme espírito solidário e voluntário de todos.” 

PUBLICIDADE

O local de colheita situa-se nos Blocos de Celas do  Polo HUC do CHUC, no Centro Simulação Biomédica – (Pav. Azul); funciona de segunda a sexta-feira das  9h às 13h e das 14h às 18h30; aos sábados, domingos e feriados o horário funciona das 9h às 13h e das 14h às 16h. 

Podem dar sangue todas as pessoas com  bom estado de saúde, com hábitos de vida saudáveis, peso igual ou superior a 50 kg e idade compreendida entre os 18 e os 65 anos.

PUBLICIDADE

publicidade

Para uma primeira dádiva, o limite de idade é 60 anos. 

A dádiva de sangue é benévola e não remunerada e pode ser feita de quatro em quatro meses pelas mulheres e de três em três meses pelos homens. 

Os tipos de sangue que existem são A, O, que são os mais comuns, AB e B, que são os mais raros. 

As pessoas com sangue do tipo O podem doar sangue para qualquer pessoa, mas só podem receber doações de pessoas com o mesmo tipo de sangue. Por outro lado, as pessoas do tipo AB podem receber sangue de qualquer pessoa, mas só podem doar para pessoas com o mesmo tipo sanguíneo. 

Já pessoas com sangue do tipo A podem doar apenas para outras do tipo A ou tipo AB, assim como as do tipo B só podem doar para B e AB. 

Para além dos tipos de sangue, existe o fator RH, que determina se o tipo de sangue é positivo ou negativo e influencia na compatibilidade sanguínea. Assim, pessoas com fator RH positivo podem receber sangue de pessoas com qualquer fator RH, mas só podem doar sangue para outras com fator RH positivo. 

Se o sangue for fator RH negativo, podem doar para pessoas com fator RH positivo ou negativo, mas só podem receber sangue do fator RH negativo. 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE