Mundo

De olhos em bico! 100 mil com + de 100

Notícias de Coimbra | 15 minutos atrás em 14-09-2025

Imagem: Reprodução mundo-nipo

O Japão enfrenta um fenómeno demográfico cada vez mais evidente: o envelhecimento da população. Por um lado, a diminuição do número de jovens gera preocupações económicas e sociais; por outro, a longevidade continua a aumentar. Pela primeira vez, o número de pessoas com 100 anos ou mais aproxima-se dos 100 mil.

Segundo dados do Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar do Japão, o país conta agora com 99.763 centenários, um aumento de 4.644 face ao ano anterior. O número de pessoas com mais de 100 anos não para de crescer há 55 anos consecutivos. Este fenómeno reflete-se até no consumo: no Japão vendem-se mais fraldas para adultos do que para bebés.

A grande maioria dos centenários são mulheres, que representam 88% do total (87.784), enquanto os homens centenários são 11.979.

PUBLICIDADE

A pessoa mais velha do Japão é Shigeko Kagawa, uma mulher de 114 anos da cidade de Yamatokoriyama, na prefeitura de Nara (oeste do país), que ocupa a sexta posição no ranking mundial de longevidade, segundo o Gerontology Research Group. O homem mais velho é Kiyotaka Mizuno, com 111 anos, residente na cidade de Iwata, na prefeitura de Shizuoka (centro do Japão), lê-se no site ZAP.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE