Primeira Página

De esfregona na mão! Direção-Geral limpa espaços imundos da Rua Padre António Vieira

António Alves | 37 minutos atrás em 19-12-2025

Novos dirigentes procederam à limpeza da zona depois da denúncia feita pelo Notícias de Coimbra.

PUBLICIDADE

publicidade

A recém-empossada Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra (DG/AAC) teve de pegar esta manhã de sexta-feira, 19 de dezembro, na esfregona para proceder à limpeza da zona junto à sala de estudo do edifício da Rua Padre António Vieira.

PUBLICIDADE

publicidade

Antes da limpeza mais a fundo, os dirigentes pegaram no lixo amontoado juntos dos caixotes de lixo existentes naquele local e colocaram nos contentores da entrada principal.

Em entrevista ao Notícias de Coimbra, o presidente José Carlos Machado confirmou que a situação da falta de recolha já durava “há 4 ou 5 dias” fruto de uma utilização bastante intensiva daqueles espaços nesta altura do ano letivo.

Clique nas imagens e veja o estado atual do espaço onde estava o lixo amontoado

Ao todo, são cerca de duas as centenas de alunos que diariamente frequentam esta zona do edifício, não só para estudar mas também para ir ao bar instalado no jardim.

Após terem tomado nota da situação, a primeira medida tomada pela nova Direção-Geral foi reunir com a equipa responsável pela limpeza para “rever aquilo que também são as nossas próprias contratualizações de forma a perceber o que podemos fazer ao nível da contenção de custos e adaptar a própria vinda da equipa de limpeza às nossas necessidades reais”.

Na entrevista ao Notícias de Coimbra, o dirigente estudantil não confirmou atrasos no pagamento à empresa de limpeza, bem como aos funcionários. Aliás, o ordenado e o subsídio de Natal já terá sido pago ainda pela anterior Direção-Geral, em que o atual presidente ocupou a vice-presidência da direção.

José Carlos Machado confirmou que o passivo da AAC oscila entre os 500 e os 600 mil euros e que o objetivo neste mandato é fazer contenção de custos e aumentar a receita.

Veja o Direto NDC com José Carlos Machado

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE