Primeira Página

De Angola para Figueira da Foz: O doce legado da família Nogueira pode ser saboreado na Emanha

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 6 horas atrás em 28-07-2025

Imagem: Emanha / Facebook

Nascida de um recomeço forçado, a Gelataria Emanha é hoje uma das mais prestigiadas da Europa.

PUBLICIDADE

publicidade

O que começou como uma ideia para sustentar uma família recém-chegada de Angola em 1975, transformou-se numa marca de referência local, nacional e internacional.

PUBLICIDADE

A história da Emanha começa com Américo Nogueira, que, ao regressar de Angola com a família, encontrou na venda de gelados uma forma de reconstruir a vida. Inspirado pelos sobrinhos que vendiam gelados nas praias da Figueira da Foz, Américo decidiu arriscar. Em 1980, nasceu a Gelataria Emanha 1, localizada na Avenida 25 de Abril, no número 62 — a primeira gelataria da cidade a funcionar todo o ano, apostando na produção artesanal e na inovação.

Sem saber ainda fazer gelados, Américo formou-se com a empresa Simil e aperfeiçoou a arte em Itália. Desde então, criou mais de 100 sabores únicos, sempre com ingredientes selecionados e receitas livres de pré-preparados. O nome “Emanha” é uma homenagem à localidade do Huambo, Angola, de onde a família veio, escreve a Turismo Centro de Portugal.

A qualidade do trabalho valeu-lhe distinções notáveis tais como o “Melhor Gelado Artesanal da Europa” (2019–2022), constar na lista das 20 melhores gelatarias da Europa, segundo o The Guardian (2018), bem como o Prémio Inovação no Setor Lácteo com o gelado de kefir com algas e constar também no Portugal Prestige Awards em 2022 e 2023, indica o Comércio Com História.

Em 1989, a expansão chegou com a abertura da Emanha 2, na António da Silva Guimarães, no número 7, também na freguesia de Buarcos e S. Julião. Atualmente, está em processo de reconhecimento como estabelecimento de interesse histórico e cultural, um passo natural para uma marca com tanta relevância na identidade da cidade.

Na gelataria pode encontrar gelados, tostas, crepes, waffles, pastéis, e bolos personalizados.

A Emanha continua a ser gerida pela família fundadora, sob a firma Nogueiras & Sobrinho, Lda., mantendo a essência de um negócio familiar e artesanal. Alguns dos equipamentos originais de fabrico ainda estão em uso na fábrica, simbolizando a fidelidade à tradição.

Quanto a horários, a Emanha 1 está aberta de 1 setembro a 30 junho, de segunda a sexta-feira das 13:00 às 0:00 e sábados e domingos das 12:00 às 0:00.

De 1 julho a 31 agosto está aberta todos os dias das 10:30 às 2:00.

Já na Emanha 2, de 1 de setembro a30 junho aberta todo o dias das 8:00 às 0:00. De 1 julho a 31 agosto está aberta todos os dias das 8:00 às 2:00.

Mais do que uma gelataria, a Emanha é um pedaço da história da Figueira da Foz, um testemunho de superação, paixão e excelência — servido em cada colher.

Clique para ver a fotogaleria:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE