Portugal

De Alice a Samuel: este ano uma tempestade pode ter o seu nome

Notícias de Coimbra | 2 horas atrás em 12-09-2025

A época de tempestades extratropicais na Europa já começou e, com ela, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) divulgou a lista de nomes escolhidos para a temporada 2025/2026.

Alice, Cláudia, Regina e Samuel estão entre os 24 nomes preparados para identificar tempestades com potencial de impacto severo em Portugal ou noutros países do sudoeste europeu.

A prática de dar nomes às tempestades, segundo o IPMA, tem-se revelado uma ferramenta eficaz para alertar a população sobre fenómenos meteorológicos potencialmente perigosos, facilitando também a comunicação entre os serviços meteorológicos e as autoridades de proteção civil. Esta abordagem contribui ainda para o acompanhamento e estudo mais eficaz das depressões à medida que atravessam o continente europeu.

PUBLICIDADE

O critério de nomeação é ativado quando se prevêem impactos significativos, com a emissão de avisos laranja ou vermelho. Embora o vento seja geralmente o principal parâmetro considerado, outras situações de risco elevado, como chuva intensa ou agitação marítima, também podem justificar a atribuição de um nome à tempestade.

A temporada 2025/2026 teve início a 1 de setembro e decorre até agosto do próximo ano.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE