Desporto

Daniel Monteiro empossado como presidente da Confederação do Desporto de Portugal

Notícias de Coimbra com Lusa | 4 meses atrás em 19-12-2023

O novo presidente da Confederação do Desporto de Portugal (CDP), Daniel Monteiro, foi hoje empossado, após ter vencido as eleições para o organismo, em 20 de novembro, cujo resultado foi impugnado.

PUBLICIDADE

Em comunicado, a CDP indica que Daniel Monteiro tem como objetivo imediato “marcar a agenda dos próximos meses com as prioridades políticas e estruturais para o deporto nacional e o respetivo desenvolvimento associativo”.

A tomada de posse de Daniel Monteiro, antigo presidente da Federação Académica de Desporto Universitário (FADU), surge após a assembleia geral da CDP na segunda-feira, que teve como ponto único o recurso da impugnação ao ato eleitoral de 20 de novembro, interposto pela Federação Portuguesa de Lohan Tao Kempo (FPLK).

PUBLICIDADE

A FPLK evocava o artigo 38.º do número três do capítulo quatro dos estatutos da CDP, no qual se lê que “a Mesa da Assembleia fará o apuramento da votação e declarará eleita a lista que haja obtido a maioria absoluta dos votos expressos”.

Daniel Monteiro recebeu 26 votos na segunda volta das eleições do organismo para o quadriénio 2023-2027, contra 24 de Ricardo José, ex-presidente da Fedeação Portuguesa de Atividades Subaquáticas (FPAS), num ato eleitoral que contou com 52 eleitores associados, registando-se ainda um voto em branco e um nulo.

PUBLICIDADE

publicidade

Daniel Monteiro e Ricardo José disputaram a segunda volta das eleições da CDP, depois de na primeira nenhuma das listas ter conseguido a maioria absoluta.

A lista A, encabeçada por Daniel Monteiro, recolheu então 19 votos, contra 18 da lista C, liderada por Ricardo José, excluindo da decisão a lista B, liderada pela pró-reitora da Universidade de Coimbra, Filipa Godinho, que reuniu 15 votos.

Carlos Paula Cardoso, de 76 anos, presidia há cinco mandatos e 21 anos à CDP, desde outubro de 2002, quando sucedeu a José Manuel Constantino, atual presidente do Comité Olímpico de Portugal (COP), que se tinha demitido do cargo para encabeçar a liderança do Instituto Nacional de Desporto, precursor do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ).

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE