Educação

Dança, teatro e poesia visual celebram Dia da Língua Gestual Portuguesa na ESEC (com video)

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 15-11-2021

Hoje comemora-se o Dia da Língua Gestual Portuguesa e este foi o motivo para a Escola Superior de Educação de Coimbra promover um concurso de performances visuais, disputado entre grupos do 2.º e 3.º anos da Licenciatura em Língua Gestual.

PUBLICIDADE

Foi com o auditório cheio, que as 14 apresentações se desenrolaram, na sua maioria silenciosas mas enriquecidas de significado pelas atuações visuais em Língua Gestual. Houve poesia em gestos, dança por alunos surdos, teatro e encenações de situações do dia a dia entre surdos e não surdos. Tudo com o mesmo objetivo de provar que a língua gestual é a “liberdade”, compreensão e integração para os surdos.

Rafaela Silva, professora de língua gestual na ESEC e organizadora do concurso juntamente com o colega Amílcar Furtado, revelou ao Notícias de Coimbra que a escola tem assinalado sempre este dia na ESEC, porque comemora o reconhecimento da língua gestual. Para os dois professores, trata-se de uma forma muito natural de comunicar e que é integradora das pessoas surdas.

PUBLICIDADE

Alexandre Silva, Ana Silva e Helena Marques, interpretes profissionais de língua gestual portuguesa, construiriam o júri que distinguiu três categorias: criatividade, melhor performance e a pessoa que mais se destacou.

O Dia Nacional da LGP celebra-se a 15 de novembro desde que, em 1995, foi criada a Comissão para o Reconhecimento e Proteção da Língua Gestual Portuguesa e Defesa dos Direitos das Pessoas Surdas. A Comissão integrava associações de surdos, professores surdos e de alunos surdos, intérpretes de LGP e pais e mães de crianças e jovens surdos que, juntos, iniciaram uma luta pelo reconhecimento da LGP enquanto língua da comunidade surda portuguesa, o que veio a concretizar-se em 1997 aquando da 4ª revisão da Constituição da República.

PUBLICIDADE

publicidade

O Notícias de Coimbra acompanhou o espetáculo e transmitiu a entrega dos prémios em direto com a ajuda da interprete, Luísa Gonçalves, também professora da ESEC.

Veja o video do direto do Notícias de Coimbra.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE