Cidade

Da Traição à Alegria pelo Botânico em “modo Ecovia”

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 24-06-2016

“Da Traição à Alegria pelo Botânico” é o nome da nova linha de rede de transportes, mais concretamente de miniautocarros, que vai ser apreciada e votada na reunião de Câmara do próximo dia 27 de junho.

PUBLICIDADE

alegria

Uma proposta que está enquadrada no protocolo que a autarquia celebrou, em 2014, com a Universidade de Coimbra e a AC, Águas de Coimbra, E.M., e que procura uma “estratégia de total abertura do Jardim Botânico ao público” e a criação de “um transporte de cariz ecológico que, sem prejuízos ambientais, possibilite uma deslocação cómoda aos visitantes”.

PUBLICIDADE

Depois da missão de abrir o Jardim Botânico ao público com o projeto “Da Baixa à Alta pelo Botânico”, a ideia passa agora por atrair ainda mais visitantes a esse espaço verde de referência da cidade, possibilitando-lhes uma deslocação rápida, cómoda, atrativa e, muito importante, amiga do Ambiente.

A ligação “Da Traição à Alegria pelo Botânico” dá resposta a isso mesmo. Trata-se da criação de dois circuitos, que serão efetuados por dois miniautocarros de tração híbrida, com cariz ecológico, 35 lugares de lotação, possibilidade de transportar pessoas com mobilidade reduzida e ainda vocação turística, já que podem circular descapotáveis e têm 16 lugares (dos 35) com equipamento sonoro para informações úteis e de interesse turístico e cultural.

PUBLICIDADE

publicidade

O serviço vai ser implementado de uma forma faseada. Numa primeira fase, vai funcionar apenas com uma viatura e um circuito (Rossio de Santa Clara – Universidade | 5km). Quando estiver disponível a segunda viatura avança-se para a segunda fase, que prevê o mesmo circuito, mas efetuado por dois miniautocarros, diminuindo os tempos de espera para os utentes de 40 para 20 minutos. Numa terceira fase, está então previso o funcionamento de mais viaturas e de um segundo circuito (Rotunda das Lages – Universidade |7,1 km).

O primeiro circuito, que vai estar em curso na primeira e na segunda fase, conta com partida do ponto de horário da paragem do Rossio de Santa Clara (Rotunda do Portugal dos Pequeninos), passagem pela Av. João das Regras, Ponte de Santa Clara, Av. Emídio Navarro, Rotunda do Parque Verde/ínsua dos Bentos, Rua de Olivença, Rua da Alegria, Jardim Botânico, Rua Arco da Traição, Largo D. Dinis, Rua Larga (ponto de horário), Rua de S. Pedro, Couraça de Lisboa, Rua da Alegria, Rua de Olivença, Rotunda do Parque Verde/Ínsua dos Bentos, Av. Emídio Navarro, Beira Rio, Ponte de Santa Clara e Av. João das Regras até chegar novamente ao Rossio de Santa Clara.

Os miniautocarros vão funcionar, de segunda a sábado, das 8h00 às 17h30, e domingos e feriados, das 10h00 às 17h30, em horário de inverno, e de segunda a sábado, das 8h00 às 22h00, e domingos e feriados, das 10h00 às 22h00, em horário de verão.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE