Mundo

Da penicilina aos raios X: 10 descobertas científicas que mudaram o mundo… por acidente

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 2 horas atrás em 27-08-2025

Imagem: National Geographic

A ciência nem sempre segue caminhos planeados. Muitas das inovações mais importantes da história surgiram por acidentes ou erros felizes, mostrando que a observação e a curiosidade podem ser tão poderosas quanto o método científico.

Segundo a National Geographic foram estas as 10 descobertas científicas que mudaram o mundo… por acidente:

Penicilina – o fungo que salvou milhões: Em 1928, Alexander Fleming deixou uma placa de bactérias destapada no laboratório. Quando voltou, percebeu que o fungo Penicillium notatum tinha matado as bactérias ao redor. Assim nasceu a penicilina, o primeiro antibiótico da história, iniciando uma revolução na medicina.

PUBLICIDADE

Micro-ondas – a barra de chocolate derretida: Em 1945, Percy Spencer trabalhava com radares e reparou que a barra de chocolate no bolso derreteu. Ao experimentar outros alimentos, descobriu o forno de microondas, revolucionando a forma como cozinhamos.

Teflon – um material escorregadio e resistente: Em 1938, Roy Plunkett testava gases refrigerantes quando descobriu um material que se tornou Teflon, usado em frigideiras, vestuário e até na NASA.

Sacarina – o doce do descuido: Em 1879, Constantin Fahlberg esqueceu-se de lavar as mãos e percebeu que o pão tinha um sabor doce. Nasceu assim a sacarina, o primeiro edulcorante artificial.

Vidro de segurança – um frasco que não partiu: Em 1903, Édouard Bénédictus deixou cair um frasco revestido com nitrato de celulose. Para sua surpresa, não se partiu, dando origem ao vidro de segurança usado hoje em automóveis e edifícios.

Radiação de fundo – o eco do Big Bang: Em 1964, Arno Penzias e Robert Wilson detetaram um ruído persistente na antena de rádio, que acabou por revelar a radiação de fundo de microondas, prova essencial da teoria do Big Bang.

Velcro – inspiração da natureza: Em 1941, George de Mestral observou sementes de bardana agarradas à roupa. A análise microscópica levou à invenção do velcro, fecho usado em roupa, calçado e outros objetos.

Pacemaker – batimentos elétricos acidentais: Nos anos 50, Wilson Greatbach inseriu uma resistência errada num dispositivo para gravar sons cardíacos, criando impulsos elétricos rítmicos que deram origem ao pacemaker, salvando milhões de vidas.

LSD – uma viagem inesperada: Em 1943, Albert Hofmann sintetizou LSD-25 acidentalmente e sentiu efeitos psicadélicos. A substância passou a ser estudada em psiquiatria e consciência, abrindo novas investigações sobre a mente.

Raios X – a visão invisível: Em 1895, Wilhelm Röntgen reparou que um ecrã próximo brilhava durante experiências com tubos de raios catódicos. Assim descobriu os raios X, permitindo ver o interior do corpo humano sem cirurgia, transformando a medicina e outras áreas.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE