Coimbra

“Dá mais gosto ir à escola” em Coimbra. A Missão Continente pode dar uma ajuda

Notícias de Coimbra | 36 minutos atrás em 16-01-2026

Seis estabelecimentos de ensino de Coimbra são candidatos ao concurso “Dá mais gosto ir à escola” da Missão Continente.

O objetivo é dar uma nova vida à cantina, ao recreio e a outros espaços da escola.​ Ao todo, serão premiados os projetos de escolas públicas do pré-escolar e do 1.º ciclo, com valores entre 6.000 euros e 15.000 euros, com o objetivo de tornar os espaços escolares mais saudáveis, dinâmicos e felizes.​

Até 28 de fevereiro, são mais de 230 os projetos a nível nacional candidatos a este concurso. Para votar, só tem de ter a app Cartão Continente no telemóvel, e, na página inicial, clicar no ítem Escola Missão Continente.

PUBLICIDADE

Depois, fica a saber quantos votos tem disponíveis e pode logo a seguir votar. Nessa altura, pode pesquisar pela escola ou, até mesmo, a região e/ou concelho com projetos candidatos.

No concelho de Coimbra, são seis os projetos candidatos: A saber:

“Mais feliz, todos os dias” na Escola EB Poeta Manuel da Silva Gaio. A escola inclusiva e multicultural, quer transformar o recreio num espaço verde e acessível, promovendo brincadeira, criatividade e igualdade entre todas as crianças, especialmente as mais desfavorecidas.

“Telheiro Vivo” na Escola EB1 e JI Antuzede. O projeto aproxima a escola da comunidade, permitindo atividades abertas a famílias e entidades locais e valorizando a escola como espaço de partilha e convivência.

“Recreio com Alma” na Escola Básica e JI Almas de Freire. A proposta prevê a melhoria do recreio: telheiro protegido por toldos verticais e criação de ludoteca, instalação de baloiço e escorrega, marcação e pinturas de jogos no chão, de acordo com as sugestões das crianças.

“Cuidar de uma horta é crescer com mais sabedoria e responsabilidade” na Escola EB 1 de Montes Claros. Querem criar uma horta/jardim onde os alunos cuidassem das plantas. Convidar os avós a participar nestas tarefas, com partilha de experiências que só os mais velhos têm. Pode ainda ser um espaço de leitura.

“Proteção vertical da zona de recreio exterior coberta” na Escola EB1-JI de Taveiro. Pretende-se proteger a zona de recreio exterior coberta para permitir que as aulas de educação física e o recreio sejam realizados durante todo o ano letivo.

“Renovar para crescer” no Jardim de Infância da Quinta das Flores. O projeto candidato prevê a instalação de um toldo para ter uma zona de sombra no Verão e coberta no Inverno; uma caixa de areia para brincar; torre de escalada/parkour e, se ainda for possível, relva sintética para o campo de futebol.

A votação online decorre até 28 de fevereiro e representará 40 por cento da decisão final. Todos os projetos serão, ainda, avaliados por um júri que decidirá quem são os nove contemplados com esta verba. O anúncio tem lugar em maio de 2026.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE