Região

D. Ximenes Belo recebido em Penacova

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 22-02-2016
A comunidade escolar e representantes autárquicos de Penacova tiveram a oportunidade de conviver com o Nobel da Paz D. Ximenes Belo, bispo de Díli, numa receção que teve lugar no Auditório da Biblioteca Municipal, em 19 de fevereiro, pelas 10:30.
ximenes belo
 No discurso proferido, o orador apelou à defesa de valores como o da solidariedade, do diálogo intercultural, da dignidade humana e da integridade da Pessoa no nosso quotidiano, afirmando que “só com a compreensão, com o respeito pela diferença e com o diálogo, será possível alcançar um mundo mais justo e menos violento… um mundo de paz”.
A iniciativa, que contou com a participação do município de Penacova e teve cerca de 200 alunos dos 8º e 9º anos, partiu do convite do grupo de Educação Moral Religiosa e Católica do Agrupamento de Escolas de Penacova e inseriu-se no âmbito do Dia Escolar da Não Violência e da Paz.
O timorense D. Ximenes Belo é bispo da Igreja Católica, Administrador Apostólico emérito de Díli, Timor, e foi distinguido em 1996 com o Prémio Nobel da Paz.
No final da sessão, em que foram lançados balões brancos representativos de toda a comunidade educativa, na escola sede do agrupamento de Penacova, o presidente do município, Humberto Oliveira, acompanhado por todos os membros do seu executivo, João Azadinho, Fernanda Veiga e Ricardo Simões, sublinhou o orgulho nesta organização desencadeada por jovens de grande valor e sentido ético, bem como na atitude pró-ativa da escola, que trouxeram a Penacova D. Ximenes Belo, um exemplo de luta pacífica na construção de uma sociedade mais humanista”, reiterando o convite ao Nóbel da Paz, para que regresse, “pois tem nos penacovenses amigos sempre dispostos a recebê-lo”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE