Cidade

D. Sesnando quer que Coimbra seja uma cidade aberta!

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 22-10-2014

No âmbito das comemorações dos 950 anos do tempo de D. Sesnando, realiza-se, em Coimbra, nos próximos dois dias (23 e 24 de outubro), o Congresso Internacional “Coimbra, Cidade Aberta”.

PUBLICIDADE

A iniciativa, com início, pelas 9:30, no Auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra (UC), visa, de acordo com a organização, «colocar Sesnando no mapa das personagens históricas relevantes, refletir acerca das raízes de Coimbra e da sua marca multicultural e centrar a investigação sobre a origem e o ensino da língua portuguesa. Assim, as comunicações, feitas por convite a especialistas internacionalmente reconhecidos, vão centrar-se em D. Sesnando, o seu tempo e o seu contexto, o território peninsular e a região de Coimbra em particular, a abertura à cultura, ao conhecimento e ao diálogo entre culturas e religiões – do tempo de Sesnando até à contemporaneidade e, naturalmente, na língua portuguesa».

Paralelamente ao programa científico do congresso realizam-se vários eventos, com destaque para uma visita guiada, com o Monsenhor João Evangelista, à Sé Velha de Coimbra, incluindo o túmulo de D. Sesnando, amanhã, dia 23 de outubro, pelas 18 horas.

PUBLICIDADE

publicidade

No segundo dia do Congresso, sexta-feira, é inaugurada a Exposição “Escola Ibérica da Paz”, dividida por dois núcleos. Assim, o núcleo 1 é inaugurado, pelas 18 horas, na Sala de S. Pedro da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, e o núcleo 2, pelas 19 horas, na Sala de Exposições Temporárias do Museu Nacional de Machado de Castro. A mostra é composta por obras de alunos da Faculdade de Belas Artes de Lisboa que ilustram excertos de um conjunto significativo de textos (muitos são inéditos) sobre a consciência crítica dos professores das Universidades de Coimbra, Évora, Salamanca, Alcalá de Henares e Valladolid a respeito da conquista e colonização da América, ao longo dos séculos XVI e XVII.

O programa integral do congresso está disponível em www.sesnando.net/#!programa/cnec

PUBLICIDADE

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE