Coimbra

Customizar motos é um dos projetos de vida de Pedro Pires

António Alves | 11 meses atrás em 20-05-2023

O conimbricense Pedro Pires é detentor de duas motos antigas que foram customizadas ao seu gosto. Um projeto que começou pouco tempo antes dos seus 40 anos mas que só ficará concluído quando for construída a Honda CB350 que, neste momento, se encontra “em peças dentro de caixotes lá em casa”. “Vai ser para comemorar os meus 50 anos”, garante.

PUBLICIDADE

Os dois veículos – uma BMW de 1982 e uma W650 da Kawasaki de 1999 – estiveram expostas este sábado à tarde na Praça do Comércio, em Coimbra. O motivo desta deslocação prende-se com a realização do warm up do passeio motorizado do movimento “The Distinguished Gentleman’s Ride” que no domingo, 21 de maio, vai levar mais de 160 motos a passear pelas ruas da cidade de Coimbra.

Um evento anual de caridade de motociclismo que angaria fundos para a Movember e que, no caso de Coimbra, conta com a responsabilidade de Pedro Pires.

PUBLICIDADE

Em entrevista ao Notícias de Coimbra, Pedro Pires referiu que o primeiro projeto nesta área foi a BMW R65 de 1982 que o engenheiro civil trouxe da Bélgica, apesar dela ter tido inicialmente matrícula holandesa.

Com o apoio de João Barranca, foi possível durante dois anos proceder às alterações visíveis no veículo. “Foi ele que meteu as mãos à obra”, lembrou, recordando por exemplo que o depósito de combustível é de uma R80 e as cores escolhidas deram origem ao projeto “Alpina Scrambler“. De acordo com Pedro Pires, o nome “scrambler” foi escolhido porque o projeto “mistura um conjunto de elementos como, por exemplo, o estilo café racer dos escapes” da mota.

PUBLICIDADE

publicidade

Concluído este projeto, novo desafio surgiu para o engenheiro civil conimbricense. Agora foi a vez da W650 da marca japonesa Kawasaki em que “pouco foi feito em termos mecânicos”. Trata-se de uma moto de 1999 que sofreu uma costumização ao nível da pintura da cor verde tropa. André Pires recordou que a principal dificuldade neste projeto foi “encontrar quem me fizesse a pintura e que conseguisse juntar as peças todas para dar este produto final”, afirmou.

Com estes dois projetos concluídos, “e porque ainda faltam três anos para os meus 50 anos”, está na hora de preparar um terceiro veículo de duas rodas. A Honda CB350 está, neste momento, em peças dentro de várias caixas. As únicas peças preparadas para o projeto final são o depósito, o qual já se encontra pintado, e os guarda lamas. “Um passatempo que deve ficar concluído quando fizer 50 anos. Será o meu último projeto”, garantiu.

Veja o Direto NDC com Pedro Pires 

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE