Universidade

“Curso criativo”

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 20-02-2014

 O curso digital e gratuito de escrita criativa da Universidade de Coimbra quer devolver à sociedade o trabalho feito pela Faculdade de Letras, sendo que as 500 vagas disponíveis foram preenchidas em cinco dias, disse hoje a responsável.

PUBLICIDADE

“Havia um mês para as inscrições, mas em cinco dias as 500 vagas foram preenchidas”, contou Graça Capinha, responsável pelo curso, o primeiro de uma universidade portuguesa a seguir o modelo MOOC (Massive Open Online Course), que tem como base ser uma formação aberta, livre e gratuita.

Face à recetividade do curso, está a ser ponderada uma segunda edição do mesmo curso em maio, sendo que “quase outras 500 pessoas” já manifestaram o seu interesse em realizar o curso, avançou Graça Capinha.

PUBLICIDADE

O curso dura dois meses e apresenta dois módulos, com seis blocos cada, divididos entre a poesia e a prosa, em que os alunos têm pequenos vídeos de entre 10 a 15 minutos.

A responsável dá bases e apresenta alguns conceitos, sendo proposto um exercício, no final de cada bloco, seja este escrever um poema ou uma das fases de um conto, explicou a responsável.

PUBLICIDADE

publicidade

“Não é um curso teórico”, afirmou Graça Capinha, referindo que, no final de cada sessão, é feita uma avaliação interpares que “ajuda a perceberem para que sítios devem olhar e a terem mais consciência das estratégias de escrita e construção que estão a usar”.

O curso começou a ser preparado em maio de 2013 e encontra um público vasto, dirigindo-se também a pessoas “fora de Portugal”, não só de países de língua oficial portuguesa, mas junto “de universidades estrangeiras, como nos Estados Unidos ou em Inglaterra”, disse Graça Capinha à Lusa.

Para a responsável do curso, que decidiu “trazer a escrita criativa para a Universidade de Coimbra há 20 anos”, esta iniciativa é uma “forma de democratizar o saber”.

“Não somos académicos fechados para si mesmos. Temos que devolver à comunidade o saber que produzimos”, explanou, acreditando que este possa “ser o primeiro de muitos MOOC’s da universidade”.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE