Coimbra

Cultura do Centro apoia com 60 mil euros projetos de associações da região

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 10-03-2020

A Direção Regional de Cultura do Centro (DRCC) anunciou hoje a abertura de um concurso para apoiar, em 2020, com um total de 60 mil euros, iniciativas e projetos culturais promovidos por associações da região.

PUBLICIDADE

O concurso, cujas candidaturas decorrem entre quarta-feira e 11 de abril, integra-se no Programa de Apoio à Ação Cultural na Região Centro (PAAC 2020), cuja primeira edição decorreu em 2019.

O Programa destina-se a “iniciativas e projetos de associações privadas sem fins lucrativos, não profissionais”, constituídas há mais de dois e sediadas num dos 77 municípios que integram a região Centro, cuja área de atividade principal se insira no âmbito da cultura, da cultura científica e das artes, disse hoje a diretora Regional de Cultura do Centro, Suzana Menezes.

PUBLICIDADE

O apoio ao desenvolvimento de iniciativas/projetos que “estimulem o envolvimento, participação e capacitação das comunidades locais” e ao fortalecimento do “tecido cultural local, não profissional, através de apoio à criação artística”, são alguns dos objetivos do programa, referiu a responsável.

Estimular e fortalecer “as relações de trabalho entre equipamentos culturais e agentes culturais não profissionais”, incentivando a criação de “redes culturais nos territórios” e “estimular e aprofundar uma política sistemática de qualificação e capacitação” dos agentes culturais não profissionais são igualmente propósitos do PAAC.

PUBLICIDADE

publicidade

Os projetos a financiar, com um valor global de 60 mil euros, devem enquadrar-se no apoio a iniciativas de criação artística e de difusão das artes do espetáculo, que dispõe de 40 mil euros, a “iniciativas no domínio das artes plásticas” (três mil euros), apoio à edição (cinco mil euros) e a “iniciativas de difusão e de formação de cinema e audiovisual”, que disponibiliza 12 mil euros.

Esta última secção, que visa estimular a difusão cinematográfica e audiovisual na região e a capacitação dos agentes culturais e outros públicos, é nova em relação à primeira edição do PAAC, destacou Suzana Menezes, que falava hoje, no auditório do Exploratório Centro Ciência Viva, em Coimbra, na sessão de apresentação pública do Programa, que contou com a participação de dezenas de representes de associações de cariz cultural da região.

Em 2019 o PAAC apoiou 25 projetos de entidades promotoras de cerca de duas dezenas de concelhos, com um valor global de perto de 54 mil euros, cerca de 36 mil euros dos quais se destinaram ao apoio a 14 iniciativas de criação artística e de difusão das artes do espetáculo.

O facto de a verba disponibilizada pelo Programa em 2019 (como este ano, 60 mil euros) não ter sido esgotada deveu-se essencialmente ao facto de terem sido apresentadas poucas candidaturas, disse Suzana Menezes, que acredita que a situação não se repetirá em 2020.

As candidaturas serão avaliadas entre 17 de abril e 08 de maio, estando prevista a divulgação dos projetos apoiados e respetivos montantes para depois de 12 de maio.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE