Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Cultura, Ciência e Culto na Universidade de Coimbra

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 20-01-2016

De 26  de janeiro a 15 de junho, o Museu da Ciência, em conjunto com o Arquivo e a Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra (UC), promove o ciclo de eventos  “Cultura, Ciência e Culto”.

PUBLICIDADE

A iniciativa pretende dar a conhecer a história do Colégio de Jesus, através de livros e documentos, do conhecimento dos edifícios, das obras de arte e dos testemunhos da ciência que se ali se ensinou e que chegaram aos dias de hoje.

exposição documental no Arquivo da Universidade de Coimbra marca o início do ciclo já no dia 26. A mostra inclui documentos que ilustram o percurso de vida do Colégio e dos que o habitaram, como estudantes, professores e reitores. De referir que o Arquivo da Universidade de Coimbra possui uma parte do cartório do Colégio de Jesus de Coimbra, nomeadamente  a documentação que foi incorporada na sequência da provisão régia de 4 de Julho de 1774, pela qual foi feita a doação, à UC, dos bens da Companhia de Jesus, extinta em 1759.

PUBLICIDADE

publicidade

No dia 27, às 16 horas, o Anfiteatro do Laboratório Chímico  recebe a primeira de várias palestras que fazem parte do ciclo.  Rui Lobo, do Departamento de Arquitetura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), vai falar sobre  “Os Colégios de Jesus e das Artes – como eram para ser, como foram, como são”.

Os Colégios de Jesus e das Artes, em Coimbra, conformam um conjunto excecional da Arquitectura jesuítica, com mais de 450 anos. Nesta ocasião pretendemos revisitá-los através da análise detalhada de conhecidos elementos gráficos, entre projetos não realizados, gravuras em voo de pássaro e várias plantas, para percebermos melhor a sua origem, a sua organização espacial e funcional, a razão de ser da sua arquitetura.

PUBLICIDADE

A visita guiada permitirá constatar como os edifícios sobreviveram aos últimos dois séculos e meio (após a expulsão dos jesuítas) em que foram transformados e adaptados a outras funções, desde variadas dependências universitárias a hospitais.

Todos os eventos do ciclo têm entrada livre. Mais informações no site do Museu da Ciência, aqui.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com