Primeira Página

Cuidados alimentares da mulher durante a gravidez previnem obesidade

Notícias de Coimbra com Lusa | 3 anos atrás em 08-03-2021

A Direção-Geral da Saúde (DGS) lançou um manual sobre a alimentação na gravidez que pretende abordar a problemática de a “prevenção da obesidade começar na barriga da mãe”, no Dia Mundial da Obesidade.

PUBLICIDADE

O manual “Alimentação e Nutrição na Gravidez” contém “recomendações sobre macro e micronutrientes durante a gravidez e a lactação da EFSA – Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos. Inclui também informação importante sobre o ganho de peso durante a gravidez, a ingestão de cafeína ou álcool e suplementação. Foram acrescentadas recomendações para casos específicos, como por exemplo para gestações múltiplas ou para mulheres que seguem um padrão alimentar vegetariano”, refere a DGS em comunicado.

Contém ainda informações sobre a obesidade na preconceção e na gravidez e quais os cuidados alimentares a ter durante a gravidez, e são disponibilizadas ferramentas de apoio que possam ajudar as mulheres neste período e na lactação para a sua alimentação e nutrição.

PUBLICIDADE

publicidade

“Trata-se de um documento de cariz essencialmente técnico, mas no final de cada capítulo ou subcapítulo é apresentado um resumo, em linguagem acessível a todos, com a informação a reter e com interesse para a mulher grávida. Complementarmente, o manual apresenta também dois guias com informação clara, grafismo apelativo e orientado para o público em geral”, esclarece o comunicado.

Os hábitos alimentares e o estilo de vida antes e durante a gravidez e na fase de amamentação têm impacto na saúde da criança, entre os quais o risco de obesidade. Assim este manual permite transmitir conhecimentos que influenciem a melhores hábitos alimentares da mulher e gerar benefícios a curto e longo prazo, “pelo que é necessário que os profissionais de saúde e as mulheres grávidas tenham o melhor conhecimento sobre a alimentação e nutrição adequadas durante esta fase tão importante do ciclo da vida”.

PUBLICIDADE

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE