MOBILIDADE

Cuidado onde coloca o telemóvel no carro! Pode custar multas

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 5 horas atrás em 31-10-2025

Colocar o telemóvel no carro pode parecer simples, mas os especialistas em automóveis alertam para riscos de multas, distração e superaquecimento do dispositivo, dependendo do local escolhido.

Muitos condutores recorrem ao para-brisas ou ao tablier, mas essas opções têm falhas críticas: o sol direto pode causar superaquecimento do telemóvel, especialmente quando está a carregar ou a usar o GPS, e a posição pode obstruir o campo de visão, aumentando o risco de acidentes e de multas.

Já as saídas de ar parecem atrativas por arrefecerem o aparelho, mas em dias frios o calor do sistema de aquecimento pode danificar a bateria, e os suportes de pinça tendem a partir ou tremer em estradas irregulares.

PUBLICIDADE

Segundo especialistas, o local mais seguro e ergonómico é a área do quadrante de instrumentos ou centro do tablier, imediatamente abaixo ou ao lado dos botões centrais do painel. Esta posição reduz o superaquecimento, mantendo o telemóvel protegido da luz solar direta. Mantém a visibilidade da estrada, exigindo apenas um movimento ocular mínimo para consultar o GPS e evita interferências com sensores e sistemas de assistência ao condutor, como luz, chuva e ADAS.

Para garantir estabilidade e segurança, os especialistas recomendam o uso de suportes de encaixe personalizado (ProClip), que se ajustam ao tablier do carro sem danificar o interior e minimizam vibrações e/ou suportes adesivos de braço curto, que fixam o telemóvel próximo à superfície do tablier, oferecendo estabilidade e ergonomia, dá conta o Leak.

Colocar o telemóvel neste ponto “pro” não só protege o dispositivo, como também mantém a condução mais segura, evitando distrações e riscos de multa.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE