Portugal
Cuidado com o que fala! O telemóvel ouve (mesmo) as suas conversas
Já alguma vez teve a sensação de que o seu telemóvel estava a ouvir as suas conversas? E logo de seguida começam a surgir publicidades e artigos sobre o tema que estava a debater? Um relatório da NordVPN explica que não se trata apenas de uma “sensação”. Os anunciantes, e não as redes sociais, estão de facto à escuta.
O Notícias ao Minuto cita o documento e dá conta que “as empresas de anúncios estão a usar um novo tipo de monitorização de dados capaz de ouvir o ruído de fundo, usando esta informação para exibir anúncios personalizados.”
O método recorre a “sinalizadores de áudio” para “ligar todos os dispositivos detidos [pelo utilizador] para registar o comportamento e localização”, lê-se na notícia. “Uma vez que estes sinais, que não podem ser detetados pelo ouvido humano, são integrados em anúncios de televisão ou de rádio, o dispositivo móvel consegue detetá-los e indicar aos anunciantes o que anda a ver”, acrescenta.
O Daily Star explica que o relatório da NordVPn refere que 45% dos britânicos inquiridos já viu um anúncio no telemóvel depois de falar sobre um determinado produto ou de ver um anúncio sobre ele na televisão – sem o ter que recorrer a uma pesquisa no telemóvel.
Contudo, existe uma forma de contornar este rastreamento. Rejeite as permissões das apps ao seu microfone.
Related Images:
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE