Conecte-se connosco

Coimbra

Cuidado com a radiação ultravioleta!

Publicado

em

Os arquipélagos da Madeira e dos Açores e 13 distritos do continente apresentam hoje um risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV), segundo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, em risco muito elevado de exposição à radiação UV estão as ilhas do Faial, Terceira e São Miguel, nos Açores, a ilha da Madeira e os distritos de Porto, Aveiro, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Leiria, Santarém, Portalegre, Lisboa, Setúbal, Évora, Beja e Faro, no continente.

Em risco elevado estão os distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Bragança e Coimbra, a ilha do Porto Santo (Madeira) e a ilha das Flores, nos Açores.

Para as regiões com risco muito elevado e elevado, o IPMA recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t-shirt’, guarda-sol e protetor solar, além de desaconselhar a exposição das crianças ao sol.

Os índices UV variam entre 1 e 2, em que o risco de exposição à radiação UV é baixo, 3 a 5 (moderado), 6 a 7 (elevado), 8 a 10 (muito elevado) e superior a 11 (extremo).

O IPMA prevê para hoje no continente períodos de céu muito nublado, apresentando-se geralmente muito nublado no litoral oeste até meio da manhã, tornando-se pouco nublado na região Sul a partir da tarde e possibilidade de ocorrência de períodos de chuva fraca no litoral oeste das regiões Centro e Sul até final da manhã.

Durante a tarde, segundo o IPMA, estão previstas condições favoráveis à ocorrência de aguaceiros e trovoada no interior das regiões Norte e Centro.

A previsão aponta ainda para vento fraco a moderado do quadrante oeste e neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais.

COIMBRA: MáXIMA DE 24 GRAUS

FIGUEIRA DA FOZ: MÁXIMA DE 23 GRAUS

As temperaturas mínimas no continente vão oscilar entre os 12 graus (Guarda, Viseu e Portalegre) e os 17 (em Aveiro e Faro) e as máximas entre os 22 (Aveiro, Porto, Viana do Castelo e Leiria) e os 29 graus (em Castelo Branco).

Para a Madeira prevê-se céu muito nublado, tornando-se geralmente muito nublado a partir da tarde, períodos de chuva, em geral fraca, a partir do final da manhã, em especial nas terras altas e vento fraco a moderado do quadrante oeste, soprando por vezes forte nas terras altas.

No Funchal as temperaturas vão variar entre 20 e os 25 graus.

No grupo ocidental dos Açores (Flores e Corvo) prevê-se céu muito nublado com boas abertas, tornando-se encoberto, aguaceiros fracos e vento norte bonançoso, tornando-se moderado.

Para o grupo central (Graciosa, S. Jorge, Terceira, Pico e Faial) a previsão aponta para períodos de céu muito nublado com abertas, aguaceiros fracos e vento norte bonançoso, tornando-se moderado.

No grupo oriental (S. Miguel e Santa Maria) prevê-se céu muito nublado com abertas, aguaceiros geralmente fracos e vento norte bonançoso a moderado.

Em Santa Cruz das Flores as temperaturas vão oscilar entre os 21 e os 25 graus Celsius, na Horta entre os 20 e os 24, em Angra do Heroísmo entre os 20 e os 25 e em Ponta Delgada e entre os 19 e os 25.

Continuar a ler
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade [video width="1280" height="1280" mp4="https://www.noticiasdecoimbra.pt/wp-content/uploads/2020/11/banner-NDC-radioboanova.mp4" loop="true" autoplay="true" preload="auto"][/video]
Publicidade
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com