Primeira Página

Cuidado Coimbra: O tempo muda quando menos se espera…

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 2 horas atrás em 17-11-2025

A semana de 17 a 23 de novembro vai ficar marcado por uma alteração significativa no estado do tempo em Portugal, após várias semanas de valores anormalmente elevados de temperatura e elevada humidade devido a fluxos subtropicais.

Estes serão agora substituídos por fluxos de norte, trazendo ar polar mais frio e seco.

Segundo a Luso Meteo, apesar de muito se falar em episódios extremos, não se prevê, para já, nada fora do habitual para esta época. As temperaturas mínimas poderão descer até aos –5°C em zonas abrigadas do Interior, mas dentro do normal climatológico. Vamos poder dizer adeus à depressão Cláudia.

PUBLICIDADE

A semana arranca com céu nublado e aguaceiros, sobretudo no Centro e Sul, dissipando-se ao final do dia. As temperaturas mantêm-se sem alterações relevantes. De acordo com o IPMA, a segunda-feira começa com chuva e aguaceiros fracos, sobretudo de manhã. As temperaturas oscilam entre os 11°C e 17°C, com vento fraco de nordeste.

Na terça-feira, dia 18, o tempo torna-se seco e soalheiro. As máximas sobem, ultrapassando facilmente os 20°C no Sul, mas as mínimas descem, com primeiras geadas no Interior Norte. Em Coimbra, o céu fica pouco nublado, com máximas a atingirem os 18°C e mínimas de 9°C. O vento permanece fraco de nordeste, sem risco de precipitação.

No dia seguinte, ainda que se tenha afastado o cenário de chuva, haverá mais nuvens, mais vento litoral e uma descida generalizada das máximas, marcando o primeiro dia de desconforto térmico típico de outono. O dia apresenta céu parcialmente nublado, temperaturas entre 7°C e 14°C e vento fraco de norte. Não se prevê chuva.

Para quinta-feira, 20 de novembro, o céu volta a abrir, mas o vento Nordeste intensifica e dá entrada a uma massa de ar frio. As máximas ficam abaixo dos 15°C e surgem mínimas negativas, com geadas amplas. O mar mantém-se calmo. Em Coimbra, o céu mantém-se limpo, com mínimas de 5°C e máximas de 12°C. O vento de norte será moderado, aumentando a sensação de frio, sobretudo no Interior.

Para o fim de semana, as temperaturas descem ainda mais, com mínimas entre 0 e –5°C. O vento aumenta o desconforto térmico. Em Trás-os-Montes poderá formar-se sincelo, caso se verifiquem neblinas matinais geladas.

A sexta-feira será um dia ensolarado, com mínimas a rondar os 2°C e máximas de 11°C, acompanhado por vento fraco de norte. Geadas matinais são possíveis no Interior.

O anticiclone baixa em latitude e o jato polar aproxima-se. Poderá desenvolver-se uma pequena depressão a norte da Península Ibérica. Sábado à tarde ou domingo poderá chover, sobretudo no Norte e há possibilidade de neve em cotas ainda por definir, caso o ar frio se mantenha.

O sábado e o domingo em Coimbra terá um céu parcialmente nublado, com temperaturas entre 4°C e 12°C e vento fraco de leste. Existe uma pequena probabilidade de precipitação (29%), ainda assim predominando o tempo seco.

A semana termina com regresso da chuva e aguaceiros, máximas de 15°C e mínimas de 10°C, acompanhados por vento fraco de oeste. A probabilidade de precipitação aumenta para 94%, marcando um fim de semana instável.

O comportamento do jato polar e a evolução do anticiclone serão determinantes para o tempo nas próximas semanas. Há sinais de aquecimento súbito estratosférico, que poderá vir a influenciar o padrão climático de dezembro, mas permanece elevada incerteza quanto ao impacto: possível frio mais intenso nalgumas regiões do hemisfério norte; episódios de chuva em outras e necessidade de acompanhar a evolução da posição do anticiclone dos Açores.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE