Empresas

CTT dizem que lojas estão a funcionar e a distribuição é “praticamente normal”

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 27-12-2013

 O diretor dos recursos humanos dos CTT afirmou hoje que a adesão à greve dos trabalhadores é de 14%, garantindo que as lojas estão todas a funcionar, assim como a distribuição do correio, que está “praticamente em situação normal”.

PUBLICIDADE

Os números avançados por António Marques à agência Lusa contrariam os dados do Sindicato Nacional dos Trabalhadores dos Correios e Telecomunicações (SNCT), que apontam para uma adesão à greve de 72% dos trabalhadores do turno da noite nas centrais de correios de Lisboa, Porto e Coimbra e nos transportes postais.

“Estamos muito satisfeitos na medida em que, tal como prevíamos, temos as 624 lojas abertas e, ao mesmo tempo, temos a distribuição a funcionar praticamente em situação normal”, adiantou à Lusa o diretor dos recursos humanos da empresa.

PUBLICIDADE

publicidade

António Marques ressalvou que estes números “ainda não são definitivos”, porque ainda faltam apurar os valores dos turnos da tarde dos centros de produção e logística.

Contudo, sublinhou, “podemos apontar um número com toda a certeza que é de 14% em termos de taxa de adesão à greve”.

PUBLICIDADE

Segundo o responsável, este é o “número mais baixo” dos últimos dois anos, situando-se 4,5 pontos percentuais abaixo dos valores registados no final do mês de novembro (18,5% de adesão, segundo os números da empresa).

“Os números em termos de taxa de adesão à greve têm vindo a baixar e a situação está praticamente normalizada em todo o país”, acrescentou.

Como razões para a adesão à greve dos trabalhadores ter vindo a baixar, António Marques aponta “os motivos que têm sido apresentados pelos sindicatos para a marcação” destas paralisações.

“O motivo anterior era contra a privatização dos CTT, a privatização [da maioria do capital] consumou-se, agora é contra a privatização total. Há aqui um conjunto de argumentos que não colhem junto dos trabalhadores”, justificou.

A paralisação foi convocada pelo Sindicato Nacional dos Trabalhadores dos Correios e Telecomunicações (SNTCT), e por outros três sindicatos, e abrange todo o pessoal dos CTT.

A greve não afeta os postos de correio explorados por parceiros dos CTT, nem os transportes de correspondência, que são assegurados por empresas externas.

A maior parte do capital dos CTT – Correios de Portugal, 70%, foi privatizada este ano, com dispersão em bolsa.

Numa primeira fase, o Estado, através da Parpública, fica com 30% dos CTT, mas a médio prazo, o Estado deverá sair da empresa.

Ao longo do ano, os trabalhadores dos CTT fizeram várias greves relacionadas com questões remuneratórias, subsídios de férias e de Natal, progressão na carreira e o pagamento de diuturnidades, do trabalho suplementar, das ajudas de custo e de transporte.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE