Quando éramos crianças, muitos de nós ouvimos a famosa frase: “Se cruzares os olhos, eles vão ficar presos assim para sempre.” A boa notícia é que isso não é verdade.
Segundo a optometrista de Toronto, Dra. Meenal Agarwal, cruzar os olhos de vez em quando, por brincadeira, não causa nenhum dano permanente.
“Às vezes, os meus filhos andam com os pés virados para dentro, e como pais podemos dizer: ‘Não faças isso’. Mas isso vai ficar assim para sempre? Não. Não há como isso mudar permanentemente os olhos ou os pés”, explica Agarwal ao Popular Science.
PUBLICIDADE
O movimento dos olhos é possível graças a seis músculos que permitem olhar para cima, para baixo, para os lados ou, sim, cruzar os olhos de propósito. Quando cruzamos os olhos intencionalmente, estamos apenas ativando os músculos chamados reto medial, localizados próximos ao nariz, que ajudam os olhos a se moverem para dentro.
“Nada de grave vai acontecer se fizeres isso”, garante a especialista.
Portanto, se cruzar os olhos for apenas uma brincadeira, podes relaxar: eles não vão ficar presos assim. Mas se notar um cruzamento involuntário repentino, tanto em adultos quanto em crianças, é importante procurar um médico o quanto antes.
PUBLICIDADE
