Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Cruz Vermelha Portuguesa assinala Dia Internacional dos Desaparecidos

Notícias de Coimbra | 11 anos atrás em 29-08-2013

A Cruz Vermelha assinala esta sexta-feira, dia 30, o Dia Internacional dos Desaparecidos, criado para chamar a atenção para o desaparecimento de pessoas, na sequência de conflitos armados ou desastres naturais.

PUBLICIDADE

O desaparecimento de pessoas em cenários de conflito armado ou catástrofes naturais constitui uma questão que coloca em causa não só a condição da própria pessoa cujo destino não se conhece como também coloca em causa o equilíbrio emocional de muitas famílias que vêm-se obrigadas a viver na incerteza do que terá acontecido aos entes queridos. As famílias dirão que o que mais precisam acima de tudo é saber o que aconteceu à pessoa desaparecida

A par da questão emocional surgem ainda a questões legais não resolvidas relacionadas com o estatuto da pessoa desaparecida. São questões que podem envolver matérias como herança, propriedade, estado civil ou até mesmo a custódia de filhos. Existem ainda implicações financeiras causadas pelos custos relacionados com a procura de um familiar desaparecido ou no apoio à família se a pessoa que desapareceu era o principal sustento da família.

PUBLICIDADE

publicidade

Diana Araújo, coordenadora do serviço de Restabelecimento dos Laços Familiares da CVP, sublinha a importância do novo manual da Cruz Vermelha sobre o acompanhamento das famílias desaparecidas. “As ferramentas práticas e as recomendações baseadas nas necessidades das famílias são uma mais valia deste manual que é dirigido a quem procura acompanhar famílias cujos familiares estejam desaparecidos devido a conflito ou violência», acrescenta.

O manual “Acompanhar as Famílias de Pessoas Desaparecidas: um Guia Prático” é lançado neste dia pelo Comité Internacional da Cruz Vermelha procura ajudar aqueles que dentro e fora do Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho se esforçam para apoiar as famílias dos desaparecidos. É dedicado a todos aqueles que têm de suportar a angústia pelo desaparecimento de um ente querido.

PUBLICIDADE

Em Portugal a Cruz Vermelha Portuguesa lança o apelo através de uma aplicação disponível emwww.facebook.com/cruzvermelhaportuguesa.sede, através da qual cada um dos fãs pode associar-se a esta causa colocando na sua foto de perfil uma moldura alusiva à causa.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com