Coimbra

Ambulância Mágica de Coimbra satisfaz desejos de pessoas com doenças avançadas e incuráveis

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 31-03-2023

A Ambulância Mágica da delegação de Coimbra da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) tem vindo a realizar desejos de doentes de várias unidades de cuidados paliativos do país.

PUBLICIDADE

“São dias de muita emoção. É benéfico para nós, para os doentes, familiares e conseguirmos realizar os desejos para que partam felizes e passarem-no com a família, é sempre bom. São dias duros, sabemos sempre a que horas entramos, mas nunca as horas a que saímos”, conta Fernando Marques, médico na Delegação de Coimbra da Cruz Vermelha Portuguesa

Fernando Marques adianta que “a maior parte dos pedidos são para visitar o Santuário de Fátima”, mas já foram a “um museu equestre com um rapaz em Sintra” como já estiveram “no Estádio da Luz para ver um jogo de futebol.”

PUBLICIDADE

No dia 30 de março, os voluntários da CVP realizaram o desejo de um idoso do Centro Paroquial dos Pousos, em Leiria. “Voltar à sua terra, visitar o Castelo de Ourém e beber uma ginjinha na A Ginjinha d’Castelo de Ourém, são locais que lhe trazem muitas recordações e lhe transmitem paz”, este foi o desejo do doente. Devoto da Nossa Senhora visitou ainda o Santuário de Fátima. A equipa deixou um “especial obrigado ao Centro Social Paroquial dos Pousos que proporcionou um maravilhoso e agradável almoço à equipa de voluntários.

PUBLICIDADE

No domingo, dia 26 de março, a equipa de Coimbra realizou mais um sonho. Desta vez, a um doente dos cuidados paliativos do Porto. Também “devoto de Nossa Senhora, partilhou o desejo de voltar ao Santuário de Fátima, onde diz sentir-se em paz e onde já não ia há mais de 15 anos”, refere a publicação nas redes sociais.

Na quinta feira, dia 23 de março, a Ambulância Mágica satisfez outro pedido: uma utente do Centro Hospitalar de Leiria, EPE. “Com uma vida sempre ligado à música a Rebeca tinha o desejo de voltar a sentir a brisa e ver as ondas do mar da Praia de Vieira de Leiria”.

A Ambulância Mágica também passou pelo Hospital Arcebispo João Crisóstomo, em Cantanhede, para transportar um o doente até à Praia de Mira “com direito a sentir a brisa do mar e a saborear uns tremoços, ternamente afagado pelos raios do sol de fevereiro”.

A Ambulância Mágica é um projeto inovador em cuidados paliativos que arrancou em 2022. O objetivo é promover o bem-estar emocional de pessoas com doenças avançadas e incuráveis em fase de tratamento paliativo, concedendo-lhes um desejo.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE