A Delegação de Coimbra da Cruz Vermelha Portuguesa iniciou oficialmente um novo ciclo com a tomada de posse da sua nova Direção, presidida por Ana Filipa Santos.
A cerimónia decorreu, esta quinta-feira, 8 de maio, data em que se celebra o Dia Mundial da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, e foi conduzida por Amândio Henriques, na qualidade de Delegado Regional.
O evento contou com a presença de voluntários, representantes de parceiros institucionais e do presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva, num momento simbólico que reforçou o compromisso da instituição com os sete princípios fundamentais do Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho.
PUBLICIDADE
Perante os atuais desafios das crises humanitárias, que exigem respostas rápidas e eficazes, a nova Direção assume o compromisso de fortalecer a presença da Cruz Vermelha Portuguesa no concelho de Coimbra. As prioridades passam pelo combate à exclusão social, apoio a migrantes, resposta em emergência pré-hospitalar, entre outras áreas de intervenção social e humanitária.
Durante o seu discurso, Ana Filipa Santos destacou dois projetos emblemáticos da Delegação: a Ambulância Mágica, que realiza desejos de pessoas com doença incurável em contexto de cuidados paliativos, e o EU4Health, que se tem afirmado como referência na formação em primeiros socorros psicológicos para profissionais de diversas áreas.
Reforçando, ao NDC, o desejo de uma nova sede.
A nova equipa dirigente parte assim com uma visão renovada e determinada em consolidar o papel da Delegação de Coimbra como agente ativo na promoção da dignidade humana e da solidariedade.
PUBLICIDADE