Empresas

Critical Software vai ajudar a limpar o Espaço

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 26-09-2022

Critical Software, empresa internacional de tecnologia e software para sistemas críticos, faz parte do consórcio da ClearSpace, que conta com nove empresas, e que tem como missão remover detritos do espaço. A tecnológica fornecerá os seus serviços especializados para o controlo dos equipamentos e para a deteção e recuperação de falhas dos sistemas.

PUBLICIDADE

A missão, alocada pela Agência Espacial do Reino Unido, terá como objetivo final a remoção de dois satélites inativos da órbita da Terra há mais de 10 anos. Estes satélites poderiam permanecer em órbita durante um século se não fossem removidos e estão localizados a 700 quilómetros de altitude, pondo em perigo o ambiente e a segurança de outros satélites ativos. Ao removê-los, a Critical Software e a ClearSpace visam criar novas formas de remover o lixo espacial, reduzindo o risco de colisões com infraestruturas espaciais ativas subjacentes a muitos sistemas críticos, tais como transportes, serviços de internet, monitorização das alterações climáticas e previsões meteorológicas.

“Estamos entusiasmados por nos juntarmos ao ClearSpace como parte deste consórcio pioneiro. Há mais de cinco mil objetos não funcionais a orbitar na Terra e mais de três mil satélites ativos. Com a densidade deste tráfego espacial a aumentar, a remoção destes objetos é cada vez mais importante para ajudar a proteger os satélites de colisões. Trabalhando em conjunto com o nosso escritório no Reino Unido, queremos ajudar a abrir caminho para uma era em que o espaço é mais sustentável, eliminando o risco crescente de detritos ameaçarem os satélites dos quais tantos sistemas críticos dependem.” afirma Rodrigo Pascoal, Business Development Manager da Critical Software.

PUBLICIDADE

Rory Holmes, Diretor Executivo da ClearSpace UK afirma: “Temos a honra de trabalhar com a Agência Espacial do Reino Unido para melhorar a segurança e sustentabilidade das nossas órbitas. Estamos entusiasmados por trabalhar com a Critical Software na Missão CLEAR, e estamos entusiasmados para presenciar a sua experiência de ponta em software para naves espaciais, à medida que enfrentamos juntos o desafio da limpeza de destroços espaciais”.

Devido à crescente necessidade dos operadores protegerem as naves espaciais em órbitas cada vez mais congestionadas, espera-se que a remoção de detritos seja o segmento dos serviços em órbita (IOS) de crescimento mais rápido. Em outubro de 2021, a Agência Espacial Britânica adjudicou ao consórcio ClearSpace a realização de um estudo de viabilidade para esta missão de remoção de pelo menos dois satélites abandonados de órbita terrestre baixa (LEO).  Neste estudo, os membros do consórcio como a Critical Software exploraram diferentes cenários da missão, definiram os requisitos e selecionaram as tecnologias necessárias para a implementação da missão. Em março de 2022, completaram esta fase e foi adjudicado um novo contrato para passar à fase de conceção da missão, que durará até ao final de 2023.

PUBLICIDADE

publicidade

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE