Empresas

Critical Software obtém certificação de sustentabilidade global

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 13-07-2021

A Critical Software, empresa internacional de software e tecnologia, recebeu a certificação B Corp, pela organização sem fins lucrativos B Lab, juntando-se a um grupo crescente de empresas que estão a transformar a forma como conduzem os seus negócios procurando um propósito e não apenas o lucro.

PUBLICIDADE

As B Corp são empresas com fins lucrativos que utilizam as suas capacidades para construir um mundo mais inclusivo e sustentável. A empresa portuguesa obteve esta certificação por corresponder a exigentes padrões de sustentabilidade em cinco áreas chave: gestão, colaboradores, comunidade, ambiente e clientes.

O processo de certificação é rigoroso e altamente seletivo, sendo que as empresas são obrigadas a atingir uma pontuação de referência de 80 pontos ou mais, através de evidências claras e do compromisso com práticas social e ambientalmente responsáveis em toda a empresa – desde o consumo de energia e gestão de resíduos, até ao bem-estar dos colaboradores, diversidade e transparência. A Critical Software alcançou uma pontuação de 93,2 e o compromisso com o seu propósito além dos lucros está agora integrado nos seus processos de gestão. Sendo a primeira tecnológica de origem portuguesa e uma das apenas 15 empresas portuguesas a obter a certificação B Corp, a Critical Software junta-se a mais de 4.000 empresas a nível mundial com esta certificação, incluindo marcas internacionais de renome como a Ben & Jerry’s, Danone e WeTransfer.

PUBLICIDADE

Gonçalo Quadros, chairman da Critical Software, explica que “está em curso uma mudança global, em que empresas orientadas a um propósito procuram dar resposta, de forma mais ativa, aos maiores desafios da sociedade e a contribuir para a construção de uma economia mais transparente e sustentável. Estamos orgulhosos por obter a certificação B Corp e por nos juntarmos a este poderoso movimento global que utiliza os negócios como uma força para o bem. Este é um marco importante e reflete a nossa ambição de ajudar a tornar o mundo um lugar melhor e mais seguro. Desde iniciativas recentes como o nosso programa de talentos neurodiversos, até ao nosso compromisso em alcançarmos um balanço de carbono negativo, planeamos crescer enquanto B Corp para ajudar a criar uma mudança positiva e sustentável para as nossas comunidades e para o planeta em geral”.

Luís Amado, diretor executivo do B Lab em Portugal, acrescenta “é sempre um grande gosto receber uma nova B Corp na comunidade. E para mim, pessoalmente, é muito especial ver a Critical Software a juntar-se à B Corp, tendo observado o seu início e acompanhado de perto o seu crescimento e inovação – a nível nacional e internacional. A B Corp é um movimento de empresas que estão empenhadas em mudar a forma como o mundo dos negócios funciona, que acredita que os negócios podem realmente ser uma força para o bem. Tenho a certeza de que a Critical Software é uma adição fantástica à comunidade e que contribuirá significativamente para o seu crescimento e promoção, ajudando a mostrar ao mundo que as empresas podem não só ser as melhores do mundo, mas também ser as melhores para o mundo”.

PUBLICIDADE

publicidade

A certificação B Corp assegura que as empresas definem e implementam políticas transparentes e claras que promovem um impacto positivo no planeta. Atualmente, a sua comunidade global inclui mais de 4.000 empresas em 74 países e 150 diferentes indústrias.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE