Educação

Critical Software, Grama, Grestel e Licor Beirão desafiam alunos do MBA Executivos da Universidade de Coimbra

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 01-07-2021

Critical Software, Grama, Grestel e LCWF (Licor Beirão) são as quatro empresas que vão associar-se ao MBA Consulting Project, uma unidade curricular do MBA Executivos da Universidade de Coimbra, para desafiar os alunos do curso a resolver problemas reais destas organizações.

PUBLICIDADE

O objetivo deste projeto é reforçar a relação dos alunos com o tecido empresarial, ampliando assim as redes de interação com a comunidade empresarial e empreendedora.

Durante três meses, os alunos da edição 2020/2021 do MBA para Executivos terão a oportunidade de ter uma experiência prática na área da consultoria, permitindo-lhes aplicar conhecimentos adquiridos no curso. Através da unidade curricular MBA Consulting Project, a FEUC também reforça a sua ligação à sociedade, contribuindo para a resolução de problemas reais das empresas em diversas áreas: estratégia, marketing, logística, recursos humanos, entre outras.

PUBLICIDADE

O trabalho é orientado por consultores com grande experiência e é realizado em estreita colaboração com as equipas de gestão de cada uma das empresas envolvidas. “Procuramos selecionar empresas que tragam grande valor e experiência aos alunos do MBA Executivos da Universidade de Coimbra. Esta edição conta não só com empresas tecnológicas com operação nacional, mas também com negócios familiares com origem na nossa região, e de grande sucesso nacional, como é o caso do Licor Beirão”, explica Pedro Torres, Coordenador do MBA Executivos da Universidade de Coimbra.

Todos os anos, várias empresas apresentam candidaturas para que possam beneficiar de um trabalho de consultoria a realizar por estudantes do MBA para Executivos. Em edições passadas, participaram na iniciativa empresas como a Navigator, a Worten, a SAPEC, a Enging, a Bionimetx, a Crioestaminal, a Allby, a Equigerminal ou a TUU. “Uma vez que não é possível tratar todos os casos, é feita uma seleção dos mesmos, garantindo a maior diversidade possível não só nos temas a tratar, mas também quanto ao tipo e dimensão das organizações participantes” – acrescenta Pedro Torres.

PUBLICIDADE

publicidade

Os participantes têm diferentes formações académicas e experiências profissionais: desde a engenharia, à economia, passando por funções ligadas aos cuidados de saúde como farmácia, bioquímica ou enfermagem. Os alunos vêm de várias indústrias, tais como energia, papel, serviços, construção, transportes e telecomunicações. Cerca de 50% dos participantes têm cargos de gestão ou coordenação, os restantes têm cargos técnicos ou são profissionais liberais.

Nas últimas duas edições a média de idades dos participantes foi de 37 anos e cerca de 40% dos
participantes são mulheres, um número muito acima da média (cerca de 25%).

O MBA Executivos da Universidade de Coimbra foi desenhado para profissionais que, independentemente da sua formação de base, ambicionam desenvolver competências de gestão e adquirir uma formação de topo que lhes permita progredir enquanto líderes nas suas áreas de atividade ou na criação de novos negócios.
A edição 2021/2022 do MBA Executivos inicia-se no último trimestre de 2021 e a segunda fase de andidaturas está aberta até 16 de julho em mba-executivos.uc.pt.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE