Empresas

Critical Software ensina filhos de colaboradores a programar

Notícias de Coimbra com Lusa | 3 anos atrás em 12-04-2021

Chegou ao fim a primeira edição do Code Camp, uma iniciativa promovida pelo Fikalab o laboratório de inovação da Critical Software, junto dos filhos dos seus colaboradores. Durante uma semana, cerca de 50 crianças, entre os sete e os 17 anos, foram desafiadas a aprender mais sobre o ofício dos pais através de quatro cursos de programação online.

PUBLICIDADE

Além de aproximar as famílias dos colaboradores à empresa, a atividade em família, 100% online, permitiu também despertar o interesse dos mais novos pela área tecnológica. Dos cerca de 50 participantes, 41% eram do sexo feminino, revelando que atividades como esta podem ser um incentivo à maior participação de mulheres no setor tecnológico.

Para Benjamim Cardoso, responsável pela iniciativa, “a curiosidade e entusiasmo dos jovens foram características muito visíveis durante estes dias em que estiveram dedicados a conhecer um pouco melhor o que os seus pais fazem”, acrescentando ainda que “é fundamental desenvolver nas crianças esta capacidade de imaginar e experimentar. É o que lhes permitirá no futuro tornarem-se profissionais com espírito crítico e que, acima de tudo, não tenham receio de errar, reconhecendo que o erro é parte integrante, e fundamental, do processo de aprendizagem”.

PUBLICIDADE

Para os jovens, o que mais se destacou foi o ambiente divertido e prático que os cursos proporcionaram. “Adorei programar o meu primeiro jogo” e “Gostei de aprender Roblox, nunca tinha experimentado!” são alguns dos testemunhos que os jovens foram deixando ao longo da semana à equipa do Code Camp. Perante estas reações, a Critical Software pretende promover mais iniciativas que incentivem a criatividade e a aproximação entre colaboradores e respetivas famílias, e a própria empresa.

“Esta foi, sem dúvida, também uma experiência muito gratificante para nós enquanto responsáveis, no sentido em que aprendemos imenso com a forma como estas crianças e jovens pensam e reagem a todos estes estímulos e desafios criativos”, remata Benjamim Cardoso.

PUBLICIDADE

publicidade

O Code Camp é uma iniciativa do laboratório de inovação Fikalab que reflete a cultura de inovação e experimentação da Critical Software.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE