Empresas

Critical Software e Critical TechWorks lançam 4 ª edição do Dia Aberto à Neurodiversidade

Notícias de Coimbra | 1 mês atrás em 26-03-2024

A Critical Software e a Critical TechWorks voltam a abrir as portas dos seus escritórios para receber a 4.ª edição dos Dias Abertos à Neurodiversidade, e convidam todos os interessados a visitar os escritórios das empresas entre os dias 2 e 5 de abril. A iniciativa pretende dar a conhecer o Programa de Neurodiversidade, cujo objetivo é recrutar, formar e integrar jovens com Perturbações do Espectro do Autismo (PEA) em equipas de engenharia informática.

PUBLICIDADE

O primeiro evento será nos escritórios da Critical TechWorks em Lisboa, no dia 2 de abril, data em que se assinala o Dia Mundial da Consciencialização para o Autismo, seguindo-se Coimbra, no dia 3 de abril, nos espaços da Critical Software. A cidade de Viseu vai receber pela primeira vez a iniciativa, no dia 4 de abril, também nos escritórios da Critical Software. Já no dia 5 de abril será possível visitar a sede da Critical TechWorks, no Porto.

Atualmente, as tecnológicas já contam com mais de duas dezenas de pessoas contratadas. Catarina Fonseca, coordenadora do programa de Neurodiversidade da Critical Software explica que este tem sido um processo muito rico em aprendizagens: “É importante refletir sobre inclusão e dar visibilidade ao tema, só assim podemos combater a taxa de desemprego demasiado elevada mesmo quando pensamos em autismo de nível 1, o mais ligeiro, que em 2023 estava nos 79%.”

PUBLICIDADE

Para Marie Kölle, Diretora de Felicidade na Critical TechWorks, “as mais de vinte pessoas que já conseguimos integrar ao longo destas iniciativas mostram que não há limites ao que pode ser a inclusão no setor tecnológico. O impacto social é cada vez mais uma alavanca necessária e de relevo para as empresas e nós, tecnológicas de génese portuguesa, queremos mostrar a todos no setor a uma escala mais global o que é possível fazer através destes programas”.

Em 2021, a Critical Software lançou, em parceria com a Specialisterne, o Programa de Neurodiversidade com o objetivo de mostrar que as carreiras tecnológicas estão ao alcance de todos, podem ser motivadoras e concretizar-se num contributo efetivo em projetos desafiantes. Em 2022, a Critical TechWorks juntou-se a esta iniciativa, permitindo aumentar o impacto do Programa de Neurodiversidade.

PUBLICIDADE

publicidade

O programa de Neurodiversidade é uma das várias iniciativas da multinacional para atrair talento, sob a premissa de apostar em talentos singulares para enriquecer as equipas. “Estes dias abertos servem para demonstrar que o programa funciona, e que estamos constantemente a readaptar-nos para melhor responder às necessidades dos colaboradores” acrescenta a coordenadora do programa.  

Estes eventos, destinados a pessoas neurodivergentes e seus familiares, vão decorrer nos escritórios das duas tecnológicas, de norte a sul do país. Para participar nesta iniciativa, basta preencher o seguinte formulário de inscrição.

As vagas já estão abertas, mas são limitadas, e carecem de inscrição prévia aqui.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE