Conecte-se connosco

Lazer

Cristina Robalo Cordeiro apresenta amanhã em Coimbra “A Lição de Pintura”

Publicado

em

A Casa da Escrita da Câmara Municipal de Coimbra acolhe, amanhã, às 16h00, a apresentação do romance “A Lição de Pintura”, da autoria de Cristina Robalo Cordeiro. A obra será apresentada por Clara Almeida Santos.

Apaixonada pelo Magrebe, Cristina Robalo Cordeiro publicou, em 2016, “Fuga Marroquina” (Edições MinervaCoimbra), o primeiro volume de uma trilogia romanesca onde se insere “A Lição de Pintura”, o mais recente livro da autora.

Nesta obra, a Argélia serve de cenário a um drama familiar, em que a protagonista de “Fuga Marroquina”, Najiya, nascida em Rabat e hoje diretora de uma galeria parisiense, vai a Bugia ao encontro da sua amiga Zorah, cuja avó acaba de morrer. Através de evocações da guerra civil e das recordações da vida trágica de Yasmine, é possível acompanhar o percurso interior de duas mulheres que a Arte aproximou antes, talvez, de as separar.

Cristina Robalo Cordeiro é professora catedrática da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, de que foi vice-reitora de 2003 a 2011. Consagrou o seu trabalho e investigação ao estudo da Literatura, sobretudo na área dos estudos franceses e francófonos. Exerce as funções de cônsul honorária de França em Coimbra. É presidente da Alliance Française de Coimbra, vice-presidente da associação europeia de estudos francófonos, secretária-geral do RESUFF (Réseau Francophone des Femmes Dirigeantes dans l’Enseignement Supérieur) e presidente da CUM, Communauté des Universités de la Méditerranée.

Continuar a ler
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade