Coimbra

Crioestaminal acaba de ser distinguida pelo seu elevado desempenho de inovação

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 02-08-2022

A Crioestaminal acaba de ser distinguida pelo seu elevado desempenho de inovação com o Estatuto Inovadora, atribuído pela COTEC Portugal.

PUBLICIDADE

A Associação para a Inovação e os respetivos parceiros do setor financeiro reconhecem o laboratório líder em criopreservação de Células Estaminais como um exemplo de criação de valor para o país, ao aliar a adequada solidez financeira, o investimento tecnológico e a convicção de que a inovação é essencial para aumentar o potencial competitivo e os resultados económicos.

“É com grande satisfação e orgulho que recebemos este importante reconhecimento, que reflete a qualidade da liderança, gestão e dedicação diária das nossas equipas ao longo dos 19 anos de existência e experiência em Portugal”, afirma Mónica Brito, CEO da Crioestaminal. “O nosso compromisso contínuo com a Investigação & Desenvolvimento (I&D) representa a nossa missão de contribuir para o crescimento das terapias com células estaminais”, conclui.

PUBLICIDADE

Com um investimento médio anual de 10% do seu volume de negócios em atividades e projetos de I&D, a Crioestaminal tem possibilitado a realização de vários projetos que visam alargar a aplicação clínica das células estaminais, uma das áreas mais promissoras da medicina devido ao seu potencial terapêutico.

Durante as quase duas décadas de operações, a Crioestaminal desenvolveu dezenas de projetos e parcerias com universidades portuguesas, dos quais resultaram quatro patentes para novas aplicações – nas áreas da oncologia, cardiovascular ou pé diabético. Em 2020, inaugurou a unidade de produção de medicamentos de terapia celular, que conta já com 2 medicamentos experimentais com origem em células estaminais da medula óssea e do cordão umbilical, cuja produção foi autorizada pelo Infarmed.

PUBLICIDADE

publicidade

De modo a evitar o desperdício destas células que podem salvar vidas, a Crioestaminal criou, ainda, um Banco de Investigação para apoiar os investigadores na descoberta de novas soluções terapêuticas com células estaminais. As famílias, que optem por não guardar as células estaminais para si e para os seus familiares compatíveis, podem escolher doá-las, ficando estas amostras guardadas no Banco de Investigação da Crioestaminal até à sua utilização em projetos de investigação devidamente reconhecidos, contribuindo desta forma para o desenvolvimento da ciência e da medicina em Portugal.

A atribuição do Estatuto Inovadora da COTEC Portugal vem agora reforçar a reputação e prestígio da Crioestaminal e proporcionar condições de financiamento mais favoráveis junto do sector financeiro.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE