Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Empresas

Crioestaminal: 19 utilizações em 19 anos a apoiar as famílias portuguesas

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 27-06-2022

Famílias vão poder acompanhar o processo de criopreservação das células estaminais do cordão umbilical e descobrir onde são armazenadas, assim como conhecer o trabalho de investigação que o laboratório tem vindo a desenvolver na área das terapias avançadas com células estaminais. Uma viagem de quase duas décadas a contribuir para o avanço da Ciência.

PUBLICIDADE

A Crioestaminal, laboratório líder em células estaminais, assinala 19 anos de presença em Portugal e abre as portas do laboratório às famílias, nos próximos dias 1 e 2 de julho.

Já são mais de 120 mil as famílias portuguesas que têm as células estaminais do cordão umbilical dos seus filhos guardadas na Crioestaminal, sendo que o laboratório já libertou amostras de sangue e tecido do cordão umbilical para 19 utilizações terapêuticas em Portugal, Espanha e Estados Unidos da América.

Sediada no Biocant Park, em Cantanhede, a Crioestaminal é reconhecida por ser o maior banco de criopreservação da Península Ibérica e um dos mais relevantes da Europa. A Crioestaminal, além de guardar as células estaminais de muitas famílias para o tratamento de várias doenças, tem vindo a promover o acesso a tratamentos inovadores com células estaminais.

“A Crioestaminal tem um compromisso com o bem-estar das famílias e com a saúde futura da comunidade que se tem traduzido ao longo destes 19 anos na promoção do acesso quer à oportunidade única de guardar as células estaminais do cordão umbilical, quer às terapias avançadas com células estaminais”, afirma Mónica Brito, CEO da Crioestaminal.

“As amostras de células estaminais que guardamos no nosso laboratório já contribuíram para 19 tratamentos. Em 2020, inaugurámos a unidade de produção de medicamentos de terapia celular, que conta já com 2 medicamentos experimentais com origem em células estaminais da medula óssea e do cordão umbilical, cuja produção foi autorizada pelo Infarmed”, sublinha Mónica Brito, acrescentando que “o esforço e dedicação diária dos colaboradores são essenciais para alcançar estes marcos e tornar a Crioestaminal numa referência da medicina preventiva e personalizada”.

PUBLICIDADE

O investimento contínuo do seu volume de negócios em investigação e inovação tecnológica, já se traduz em mais de 10 milhões de euros investidos num conjunto de projetos e parcerias com universidades portuguesas que visam expandir a aplicação clínica das células estaminais, e dos quais resultaram quatro patentes para novas aplicações – nas áreas do cancro, doenças cardiovasculares ou pé diabético, bem como o lançamento de um novo laboratório para produção de medicamentos para terapias experimentais.

O apoio à investigação científica e ao desenvolvimento de novas terapias para doenças atualmente sem tratamento eficaz, evitando assim o “desperdício” desta potencial opção terapêutica, é também realizado através do Banco de Investigação, criado pela Crioestaminal, com células estaminais doadas pelas famílias que não pretendem guardá-las para si.

E porque as células estaminais mesenquimais do Tecido do Cordão Umbilical têm vindo a ser cada vez mais utilizadas no tratamento de várias doenças, a Crioestaminal disponibilizou, este ano, o acesso ao serviço de expansão celular do tecido do cordão umbilical e à preparação de amostras de tecido para utilização clínica num leque alargado de doenças, sendo o único laboratório em Portugal a fornecer este serviço qualificado e aprovado para utilização em humanos.

A Crioestaminal é, ainda, o único laboratório que testa individualmente todas as amostras, quer de sangue, quer de tecido do cordão umbilical recolhidas por cada família, e o único laboratório europeu com acreditação da Association for the Advancement of Blood & Biotherapies (AABB), quer para o processamento de sangue quer de tecido do cordão umbilical.

A qualidade do laboratório líder em células estaminais não é apenas reconhecida pelas entidades reguladoras, estendendo-se às famílias portuguesas com a distinção, em 2022, para os Prémios Cinco Estrelas e Escolha do Consumidor, pelo nono ano consecutivo.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com