Região

Criatividade e imaginação “inspirou ação” na Pampilhosa da Serra

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 30-12-2021

Para celebrar a época natalícia, especialmente marcada por momentos e recordações em família e com amigos/as, e tornar a quadra festiva ainda mais colorida, mágica e plena de alegria, o CLDS 4G Pampilhosa Inspira-ação!, trouxe aos seniores do concelho, o ateliê de artes decorativas de natal. Nesse sentido, em novembro e dezembro, a equipa percorreu as oito freguesias do concelho, com sessões ocupacionais (individuais e de grupo) de artes decorativas de natal. 

PUBLICIDADE

publicidade

Com recurso a materiais recolhidos da natureza (azevinho,  madeira, ramos de árvores, pinhas, …), a materiais recicláveis (sacos e garrafas de plástico, frascos de vidro, jornais, …), entre outros materiais sintéticos (papel eva brilhante, fitas de cetim, serapilheira, ráfia, papel cartolina e de embrulho, …), os seniores tiveram a oportunidade de criar adornos natalícios (grinaldas, coroas, estrelas, bolas, anjos, suportes de velas), assim como calendários do advento, que estão expostos em algumas coletividades e que contêm mensagens escritas pelos seniores, com desafios e frases motivacionais. 

PUBLICIDADE

publicidade

Segundo Custódia Magalhães, animadora sociocultural da equipa, “as sessões ocupacionais de artes decorativas trouxeram inúmeros benefícios”, pois, para além de promoverem “momentos de humor, amor, socialização, convívio e partilha coletiva, fomentaram a aprendizagem de algumas técnicas de expressão plástica, que permitirão, aos seniores, reproduzir os adereços e criar outros, com auxilio a materiais simples, muitos deles recicláveis e que são do nosso uso quotidiano”, resultando em criações originais e personalizadas. 

Marta Ferreira, gerontóloga do projeto, explicou, ainda, que “as artes decorativas trazem mais dinâmica na vida dos seniores”, pois permitem “incentivar a imaginação e a criatividade, assim como promover as reminiscências e estimular diversas habilidades, nomeadamente a psicomotora, a memória, a linguagem, a perceção, a atenção, a cognitiva, entre outras”. Acrescentou que o feedback e a adesão dos seniores foram extremamente positivas, assim como o interesse em voltar a participar neste género de iniciativas.  

Para José Carlos Cardoso, coordenador do CLDS 4G Pampilhosa Inspira-ação!, “a arte é um meio, envelhecer faz parte dessa arte e faz parte da vida. Entender a arte como aliada do bom envelhecimento é essencial para a vida, como forma de aumentar a qualidade e garantir o bem-estar”. O coordenador faz um balanço positivo da iniciativa, que se insere na atividade “Academia de Artes e Saberes” do projeto e agradece a todos/as os seniores que participaram.  A equipa tem a intenção de, no próximo ano, dar continuidade ás sessões ocupacionais de artes decorativas e de outras, já realizadas pela equipa, como é o caso da musica, de culinária, de dança, de yoga do riso, de Tai Chi, assim como dinamizar outras iniciativas para seniores, igualmente promotoras do convívio e potenciadoras da manutenção das capacidades, habilidades e destreza dos seniores, motivando-os para uma vida ativa, participativa, solidária, crítica e útil ao seu meio social. 

No seguimento do cumprimento das atividades previstas no Plano de Ação do CLDS 4G Pampilhosa Inspira ação!, Afonso Ferreira, Assistente Social da equipa, referiu que o projeto mantém, em parceria com algumas entidades, a continuidade das sessões direcionadas para pessoas desempregadas, no sentido de favorecer os processos de integração profissional, social e pessoal, assim como apoiar ao nível do autoemprego e empreendedorismo local. 

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE