Coimbra

Crianças plantam árvores de fruto no projeto “Mãos na Terra”

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 31-01-2020

Os alunos do ensino pré-escolar do Centro Escolar da Arrifana participaram esta semana em mais uma iniciativa integrada no projeto “Mãos na Terra”, promovido pela Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares em parceria com a APPACDM do Concelho.

PUBLICIDADE

Para além da plantação de algumas árvores de fruto no recinto escolar, as crianças tiveram oportunidade de literalmente colocar as mãos na terra, enchendo pequenos vasos onde plantaram umas espécies designadas por ‘suculentas’.

Para o Presidente da Câmara Municipal, João Miguel Henriques, este projeto «ao privilegiar o envolvimento das crianças com o meio-ambiente, tem a particularidade de promover na infância o contacto com a terra, estimulando os seus sentidos, assim como o respeito pela natureza, contribuindo de forma determinante para o desenvolvimento de cada criança».

PUBLICIDADE

«A interação com o meio-ambiente e a envolvência em projetos práticos cria um sentimento de pertença e ligação emocional que são fundamentais para o desenvolvimento de uma maior consciência ambiental e compromisso com a adoção de comportamentos e atitudes ecológicas», defendeu.

Este é mais um projeto integrado na politica ambiental deste Executivo e que se tem assumido como um verdadeiro compromisso na tarefa de mudar atitudes e consciências da sociedade civil.

PUBLICIDADE

publicidade

Refira-se que o projeto ‘Mãos na Terra’ não é uma novidade, tendo surgido no ano letivo 2015/16, no Jardim de Infância do Centro Escolar de Santo André, e que fruto do sucesso alcançado de imediato, foi alargado no ano seguinte a uma turma do 1ºciclo, bem como aos jardins de infância dos restantes centros escolares, envolvendo uma centena de crianças.

O desenvolvimento e implementação do projeto envolve ainda a criação de uma horta, com a plantação de espécies vegetais comestíveis e espécies arbustivas e aromáticas, a compostagem de bio-resíduos provenientes das cozinhas (cascas de batata, cebola, cenouras, cascas de fruta, etc) e folhagem do jardim. Desta forma são reaproveitados os resíduos que iriam ser depositados nos contentores indiferenciados, criando os compostos que serão utilizados como fertilizantes do solo.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE