Coimbra

Crianças e jovens da Cáritas Coimbra vão aprender a ser saudáveis de forma divertida

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 13-06-2019

“Nutrir À Grande”, assim se chama o novo projeto desenvolvido pela Cáritas Diocesana de Coimbra, financiado pela Fundação Jumbo e apadrinhado pelo Hipermercado Jumbo do Alma Shopping.

PUBLICIDADE

A sessão de lançamento decorreu ontem no Alma Shopping e contou com a presença do Presidente da Cáritas de Coimbra, Luís Costa; com o Diretor do Jumbo, Pedro Ferreira e com a nutricionista e coordenadora do projeto Liliana Ferreira.

“Este é um projeto com ampla relevância, tanto no âmbito do trabalho da Cáritas de Coimbra como para a própria comunidade”. Pe. Luís Costa reforçou a importância deste projeto para as crianças e jovens, referindo que o público abrangido por este projeto foi selecionado segundo as suas necessidades económicas e sociais. O Nutrir À Grande é um projeto de educação alimentar, financiado pela Fundação Jumbo para a Juventude, destinado a 200 crianças e jovens entre os 6 e os 14 anos, beneficiárias das respostas sociais da Cáritas Diocesana de Coimbra.

PUBLICIDADE

O Padre Luís Costa referiu que “a ideia será que de uma forma dinâmica, os mais novos possam adquirir conhecimentos sobre um estilo de vida saudável”. O principal objetivo a atingir com este projeto será a transmissão de conhecimentos e a aquisição de competências relacionadas com a prática de uma alimentação saudável, temática de extrema importância na sociedade atual e que integra uma das preocupações da ação Cáritas de Coimbra. Para alcançar esta meta serão utilizados métodos divertidos e que vão envolver os jovens e cativá-los para as práticas saudáveis. Foram criados jogos dinâmicos e até uma caderneta de autocolantes que lhes vai mostrar a sua progressão nas atividades.

O Diretor do Jumbo do Alma Shopping reforçou também a importância da temática, demonstrando também a disponibilidade em acompanhar e apoiar o projeto ao longo do próximo ano, não deixando de parabenizar a Cáritas de Coimbra pelas dinâmicas candidatadas. Entregou também o cheque que simboliza o apoio da Fundação Jumbo para a Juventude.

PUBLICIDADE

publicidade

A terminar a sessão perante a atenta plateia, Liliana Ferreira mostrou a sua paixão pela profissão e reforçou que aproveitando os momentos de brincadeira serão apresentados novos conceitos às crianças e aos jovens e promovidas atividades no âmbito da gestão do desperdício alimentar, da roda dos alimentos, rotulagem, compras saudáveis ou culinária.

No final da apresentação, um grupo de jovens divertidos e atentos, provenientes do Centro de Atividades de Tempos Livres de Eiras, tiveram a oportunidade de participar na primeira sessão da atividade “Com a cabeça À roda”. Cada vez que um dos grupos respondia corretamente a uma pergunta, podia colocar alguns alimentos na fatia correta da roda dos alimentos. O resultado foi bastante divertido, com um grupo de crianças muito participativas que foram certamente mais ricas no que toca ao conhecimento sobre alimentos saudáveis. A Cáritas Diocesana de Coimbra espera que durante todo o ano de duração do projeto, estas atividades sejam replicadas , levando a consciência de uma alimentação saudável de forma divertida a todas as 200 crianças abrangidas pelo “Nutrir À Grande”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE