No Dia Internacional dos Direitos da Criança, 20 de novembro, que comemora simultaneamente a proclamação da Declaração dos Direitos da Criança em 1959 e a adoção da Convenção sobre os Direitos da Criança pelas Nações Unidas em 1989, as crianças do Agrupamento de Escolas Coimbra Oeste ocuparam a Baixa de Coimbra para exercer o seu direito a brincar.
Acompanhadas pelas suas educadoras e assistentes operacionais deslocaram-se em autocarro público à cidade e, num gesto simbólico, ocuparam praças e largos, para lembrar aos crescidos que os espaços urbanos devem garantir o seu direito a brincar fora de portas.
Traziam consigo cartazes, previamente preparados com as suas educadoras nos jardins de infância, com palavras de ordem sobre este seu direito fundamental. “Somos crianças, queremos brincar!”
PUBLICIDADE
Depois de uma manhã a brincar deixaram no largo da Portagem os seus cartazes e tiveram um pequeno encontro informal com a senhora Presidente da Câmara Municipal de Coimbra que se mostrou muito agradada com a iniciativa.
PUBLICIDADE
