Região

Crianças desenvolvem atividades lúdico-pedagógicas em Ferraria de São João

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 21-03-2023

No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Árvore e da Poesia, Dia Internacional das Florestas e Dia Mundial da Água, a Câmara Municipal de Penela proporcionou, hoje, um dia diferente a 115 crianças do pré-escolar do concelho. As atividades decorreram na aldeia de Ferraria de São João, recentemente reconhecida pela Organização Mundial de Turismo na lista do “Upgrade Programme” das melhores aldeias do Mundo. A iniciativa repete-se na próxima quinta-feira, dirigida a 141 alunos a frequentar o 1º Ciclo do Ensino Básico em Penela.

PUBLICIDADE

A aldeia de Ferraria de São João, na freguesia da Cumeeira, foi o local escolhido pela Câmara Municipal de Penela para desenvolver atividades lúdico-pedagógicas no âmbito do Dia Mundial da Árvore e da Poesia, Dia Internacional das Florestas (21 de março) e Dia Mundial da Água (22 de março).

De visita ao local, o presidente da Câmara Municipal de Penela, Eduardo Nogueira dos Santos, salientou que, “além da importante mensagem de sustentabilidade transmitida em cada uma das atividades desenvolvidas”, esta é, também, uma “forma de vivificação, dinamização e divulgação da Ferraria de São João, um local ímpar do concelho”. Acompanhado pelos vereadores Luis Balão e Edite Simões, Eduardo Santos destacou a recente indicação da Ferraria de São João pela Organização Mundial de Turismo (OMT) na lista do “Upgrade Programme” das melhores aldeias do Mundo. Este programa pretende ajudar no desenvolvimento de critérios para uma distinção posterior enquanto ‘Melhor Aldeia Turística’, contando com o apoio da OMT e dos seus parceiros.

PUBLICIDADE

Tendo em consideração a proximidade temática e temporal destas efemérides, a autarquia desenvolveu um programa transversal, dedicado às crianças e jovens das escolas do concelho Penela, incluindo um roteiro por esta aldeia do xisto. As crianças tiveram oportunidade de explorar todo o espaço, contactar com a comunidade local e com a paisagem envolvente e usufruir das dinâmicas da própria aldeia. O programa incluiu uma visita ao rebanho comunitário; um workshop do queijo; ateliê da Floresta, com plantação de espécies autóctones; ateliê da Poesia; ateliê da água e do ambiente; peddy paper/ jogos tradicionais; e um ateliê da Proteção Civil. Terminadas as atividades, o almoço decorreu no sobreiral da Ferraria.

Durante o dia de hoje participaram nas atividades 115 crianças do pré-escolar, sendo que a iniciativa se repete na próxima quinta-feira, desta vez dirigida a 141 alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico do concelho de Penela.

PUBLICIDADE

publicidade

Recorde-se que o Dia Mundial da Árvore se celebra todos os anos a 21 de março, com o intuito de celebrar e sensibilizar para a importância da preservação das árvores. O Dia Internacional das Florestas celebra-se, igualmente, todos os anos no dia 21 de março, tendo como principal objetivo aumentar a consciencialização público sobre a importância da preservação das florestas. O Dia Mundial da Poesia celebra-se, também, no dia 21 de março. A data foi criada aquando da realização da 30ª Conferência Geral da UNESCO, em 16 de novembro de 1999. O Dia Mundial da Poesia comemora a “diversidade do diálogo, a livre criação de ideias através das palavras, da criatividade e da inovação”. Já o Dia Mundial da Água assinala-se a 22 de março, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1993, com o objetivo de promover a reflexão e discussão sobre problemas relacionados com os recursos hídricos. Alinhado com o 6º Objetivo do Desenvolvimento Sustentável, que visa garantir a disponibilidade e a gestão sustentável da água potável e do saneamento para todos até 2030, a efeméride tem como tema este ano as águas subterrâneas, fonte de abastecimento urbano, rural, para indústria e agricultura.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE