Estão a decorrer, em diferentes espaços de Coimbra e até 16 de outubro, atividades de integração alternativa à praxe, dinamizadas pelo grupo Cria’ctividade, que na 12.º edição apresenta uma programação diversificada.
“Estamos ainda na primeira semana. Portanto, avizinham-se ainda quatro recheadas de eventos. Acho que há pelo menos um evento para qualquer pessoa”, afirmou, no âmbito da diversidade do cartaz, Vasco Viegas, da organização.
A programação, gratuita, integra “momentos de ócio e de boémia, que também fazem parte do espírito académico, com eventos mais sérios e de debate”, disse à agência Lusa.
PUBLICIDADE
Ensaios abertos, desporto, pintura, oficinas, debates, karaoke e concertos são algumas das alternativas, que embora tenham como público-alvo os novos estudantes, não se restringem aos mesmos.
O Cria’ctividade é um grupo composto por estudantes, que possui uma programação principal no início do ano letivo, destinada a integração de alunos, mas de forma alternativa à praxe.
Apesar de não possuírem fonte de financiamento, “um dos grandes objetivos” é tornar o grupo numa associação, para disporem de personalidade jurídica e, consequentemente, terem a possibilidade de se candidatarem a apoios.
A meta “está mais perto do que nunca de ser concretizada”, anunciou Vasco Viegas, apontando para o fim do período de atividades de integração o início do processo.
Em colaboração com diferentes entidades da cidade, o programa reúne atividades como uma matiné, nos Paços da República dos Kágados, agendada para as 18:00 de hoje, e uma sessão de curtas com o Clube do Livro de Coimbra pela Palestina, na Real República Prá-Kys-Tão, na segunda-feira, pelo mesmo horário.
No dia 17, acontece uma oficina de ‘stickers’ em apoio à Palestina, na República SOREA, e o cinedebate “Ilha, Identidade, Resistência Lobo e Cão – Uma luta pela liberdade”, em local a anunciar.
O Atelier A Fábrica vai acolher o Mercadinho Queer da Plataforma Anti Transfobia e Homofobia (PATH), no dia 20, enquanto o Pharmácia LGBT Club recebe um treino aberto de ‘ballroom’, no dia 25.
Já no fim do mês, a 30 de setembro, uma roda de conversa com o Ateneu de Coimbra promete debater as crises académicas, na Real República Rás-Te-Parta.
Em outubro, a programação inclui um ‘workshop’ de cozinha vegetariana, no dia 06, o laboratório de cinema documental sobre repúblicas de Coimbra (dia 07) e uma atividade de ténis (08).
A matiné do “Cria” (dia 09), uma festa da Rádio Universidade de Coimbra (11) e o concerto de encerramento, por Belaflor, Bea Bandeirinha e Agrupamento Musical Piscinas Municipais (16) são outras das atividades de outubro.
O Cria’ctividade foi fundado em 2014, por um grupo de estudantes da Universidade de Coimbra e, todos os anos, no início do ano letivo, organizam um ciclo de eventos, aberto a toda a comunidade, estudantil ou não, para promover o convívio e a integração de novos alunos.
O grupo, que não se classifica como sendo anti-praxe, dinamiza outras atividades de forma pontual ao longo do ano.
PUBLICIDADE