O reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão, determinou a criação de um polo universitário na cidade da Figueira da Foz, que visa o desenvolvimento da região, tornando-o um centro dinamizador de ciência, investigação e inovação.
“Determino a criação de um Projeto Especial, designado Campus Universitário da Figueira da Foz, na dependência direta do reitor, professor doutor Amílcar Falcão”, indica um despacho publicado hoje em Diário da República.
PUBLICIDADE
A criação do Projeto Especial Campus Universitário da Figueira da Foz contará com a parceria da Câmara Municipal da Figueira da Foz e dará seguimento a um dos objetivos que a Universidade de Coimbra inscreveu no seu Plano Estratégico para o quadriénio 2019/2023.
“O Plano Estratégico da Universidade de Coimbra para o quadriénio 2019/2023 estabeleceu como linha de orientação estratégica, enquadrada no eixo ‘Desafios Societais’, a consolidação da presença no território, através do reforço de relações institucionais e redes colaborativas que contribuam para o desenvolvimento sustentável”.
O cumprimento desta linha estratégica tem por objetivo a presença física em autarquias, “cujo enquadramento geoestratégico se coaduna com as prioridades de desenvolvimento identificadas na Universidade de Coimbra”.
”A implementação desta presença implica a materialização de ofertas formativas que se complementem com a estratégica de posicionamento único nacional”, acrescentou a UC.
De acordo com o documento, para a criação do Campus Universitário da Figueira da Foz será necessário, em primeiro lugar, “concluir o procedimento tendente ao estabelecimento do protocolo com a Câmara Municipal da Figueira da Foz, que permita definir as responsabilidades associadas a cada um dos intervenientes”.
“Posteriormente, será imprescindível a infraestruturação do edificado, dotando-o das condições logísticas necessárias à prossecução das atividades da Universidade de Coimbra”, destacou.
O despacho hoje publicado dá ainda conta que o Projeto Especial é coordenado pela técnica superior da Universidade de Coimbra Paula João Machado do Canto e tem a duração de um ano, com início a 31 de agosto de 2022, “eventualmente renovável, em função do cumprimento dos objetivos que presidiram à sua criação”.
PUBLICIDADE