Coimbra

Crescimento digital e modernização: os desafios para uma Coimbra em expansão

PUB | 2 meses atrás em 15-06-2025

Coimbra, como muitas outras cidades portuguesas, enfrenta os desafios de um mundo cada vez mais digital. Perante isto, o crescimento empresarial na região pauta-se por uma necessidade cada vez mais evidente de modernização de processos, sendo que esta é fulcral para que as empresas estabelecidas e as novas empresas consigam competir e obter o desejado sucesso.

PUBLICIDADE

publicidade

Mais do que uma ideia original e uma comunicação eficaz, as empresas atuais sabem que precisam de responder a todas as necessidades de um público que se torna mais imediatista e exigente a cada minuto. Assim, a criação de sites funcionais e da integração digital é algo a que a cidade tem vindo a habituar-se no seu ecossistema de negócios.

PUBLICIDADE

Muitas empresas da região já procuram o apoio de um software funcional de recursos humanos e plataformas de onboarding (como as que encontramos em https://factorialhr.pt/blog/onboarding-online/) tencionando, deste modo, estabelecer-se de forma mais relevante, ao mesmo tempo que facilitam uma tarefa aparentemente complexa e adotam estratégias de recursos humanos mais eficazes, permitindo a integração de novos membros nas equipas, de forma eficaz e sem limitações geográficas. Assim, estas empresas não apostam apenas no local, tornando-se mais abrangentes e proeminentes nos seus setores de atuação.

De facto, muitas plataformas e sistemas digitais contribuem para impulsionar as empresas e alterar o espaço de negócios nacional e regional. Isto é motivador de micro e macromudanças. Entenda melhor de que forma os desafios da era digital estão a contribuir para uma Coimbra em expansão.

Investimento regional e a modernização no mundo dos negócios

O investimento das empresas de Coimbra na tecnologia faz-se a par com o aumento do interesse das pessoas pelo setor dos negócios, o que, por seu lado, incentiva as próprias universidades locais a investir, como aconteceu com a Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e a sua nova escola de negócios.
A necessidade de adaptação aos tempos é visível da formação à abertura de novas empresas, sendo que mesmo as marcas estabelecidas parecem ajustar a sua forma de atuação. Um exemplo disto é o modo como os departamentos de Recursos Humanos já recorrerem à Inteligência Artificial (IA) e automatizam muitos dos seus processos de produção, comercialização e comunicação.

Tendências e crescimento digital

A expetativa do público conimbricense acompanha muito do que pode ser vislumbrado no cenário nacional e internacional: as pessoas parecem, cada vez mais, privilegiar a presença online, a diversidade de ofertas e a rapidez nos processos, tanto de venda quanto de comunicação.
A rapidez tecnológica torna-se, assim parte do que obriga as empresas a ajustarem-se à transformação digital para garantir a evolução do mercado, movendo assim as próprias estruturas regionais em vários setores. Afinal, o mundo dos negócios é cada vez mais marcado por tendências, como comprova o sucesso dos novos brindes surpresa que, há não muito tempo, preenchiam os canais noticiosos.

A flexibilidade e a integração de novas soluções com base na tecnologia faz com que as vendas, o marketing e a gestão dependam cada vez mais da tecnologia. Além disso, observa-se que o onboarding altera as dinâmicas de integração das equipas, tornando-as mais diversas e reduzindo as limitações de proximidade. No centro de todas estas mudanças, as empresas procuram maximizar as suas chances e sucesso, aumentando a produtividade e reduzindo os custos inerentes à sua atividade.

Em suma

Coimbra, como outras cidades, assiste aos processos de modernização digital das empresas. A procura por softwares e plataformas digitais, incluindo as de onboarding digital, são sintoma do crescimento de um ambiente empresarial mais diverso e atual. Atualmente, a adaptação ao ambiente digital inovador parece tornar-se, assim, crucial para a sustentabilidade dos novos negócios da região centro. 

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE