Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

“Crescer Feliz” na Lousã

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 08-06-2018

 “Crescer Feliz – Programa de Educação Socioemocional, Mindfulness, Meditação e Yoga” é um projeto piloto que foi desenvolvido no presente ano letivo, na Lousã, envolvendo alunos, pais, professores, técnicos, monitores de tempos livres e assistentes operacionais de escolas e jardins de infância do Concelho.

PUBLICIDADE

As sessões escolares foram enquadradas no Referencial de Educação para a Saúde do Ministério da Educação. Oito docentes e turmas do 1.º Ciclo aceitaram o desafio de “Relaxar para Concentrar”, em sessões semanais dinamizadas pela Professora Doutora Priscilla Pegas, orientadora do projeto. Uma turma de 7.º ano da Escola Secundária, com características específicas, foi selecionada para frequentar um “Ginásio da Mente”.

As sessões destinadas aos docentes, não-docentes, técnicos e monitores de tempos livres tiveram como objetivo principal a gestão do stress e autocuidado, pretendendo-se contribuir para uma melhor saúde, bem-estar e realização dos profissionais.

PUBLICIDADE

publicidade

As atividades envolveram diferentes àreas, tais como: educação e expressão emocional, treino da atenção e da concentração respiração consciente e  atenção plena (Mindfulness),  meditação,  relaxamento e  visualização.

Foram também realizados exercícios de consciência corporal e de motricidade com base em posturas de Yoga, adequando-os às faixas etárias envolvidas.

PUBLICIDADE

No âmbito do projeto estão ainda previstas sessões específicas sobre parentalidade responsável e controle e redução do stress, para pais e mães de algumas famílias acompanhadas pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens da Lousã, recorrendo às metodologias do programa MBSR (Mindfulness-based stress reduction).

Com o programa “Crescer Feliz”, a Câmara Municipal pretende contribuir para um maior autoconhecimento por parte de todos os envolvidos e para a diminuição de comportamentos de risco, em particular das crianças e jovens, acreditando que a construção de ambientes propícios ao crescimento e desenvolvimento integral dos cidadãos é determinante para o sucesso emocional e social da Comunidade.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com