Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Empreendedorismo

Crédito Agrícola divulga vencedores da 9ª edição do Prémio Empreendedorismo e Inovação

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 13-10-2022

O Crédito Agrícola revelou hoje, na Cimeira Nacional da Agroinovação 2022, os projectos vencedores da 9ª edição do Prémio Empreendedorismo e Inovação Crédito Agrícola, que voltou a destacar o tema da Sustentabilidade no que de melhor se faz em Portugal nos setores agrícola, agro-alimentar e florestal.

PUBLICIDADE

A cerimónia contou com a participação de Simão Soares, Presidente da P-BIO – Associação Portuguesa de Bioindústria, e de Licínio Pina, Presidente do Grupo Crédito Agrícola, onde foram atribuídos cinco prémios (5 000 euros cada) e uma menção honrosa (2 500 euros), num total de 27 500 euros.

Esta iniciativa visa apoiar a inovação das empresas e premiar o futuro nas categorias: Digitalização e Automação; Economia Circular e Biotecnologia Sustentável; Alimentação, Nutrição e Saúde; e Promoção na Inovação. Adicionalmente são ainda atribuídas duas distinções de reconhecimento especial, o Projecto de Elevado Potencial, promovido pelo Crédito Agrícola, e a Menção Honrosa Jovem Empresário Rural. 

Na categoria Digitalização e Automação, o vencedor foi o projecto Farmoo, um Software de apoio à decisão aos agricultores no que respeita à recomendação hídrica das suas culturas, que promove uma rega mais sustentável e eficiente.

O projecto Phos2Recycle foi eleito na categoria Economia Circular e Biotecnologia Sustentável pelo desenvolvimento de uma ferramenta digital que prevê, com alta precisão, as transformações físicas, químicas e biológicas que ocorrem nas ETARs e que permite desenhar e optimizar o processo de recuperação de biofertilizantes para utilização em água de rega de campos agrícolas.

Na categoria Alimentação, Nutrição e Saúde, o galardão foi atribuído ao projecto Ethical Meat, que visa o desenvolvimento de metodologias e processos inovadores em todas as fases da cadeia de produção de carne – do “prado ao prato”, promovendo a eficiência na criação de bovinos, maior qualidade da carne e produção mais sustentável.

PUBLICIDADE

O projecto AlertaARROZ, eleito na categoria Promoção da Inovação, permite a capacitação e apoio técnico aos agricultores e à produção, baseado em técnicas inovadoras de deteção e de diagnóstico precoce de nemátode das galhas radiculares do arroz.

Na categoria Projecto de Elevado Potencial promovido por associado do Crédito Agrícola, o destaque vai para o projecto Rewine, uma ferramenta de suporte, dirigida às empresas do sector vitivinícola, para promover a implementação de boas práticas que agilizem a transição para um modelo de economia circular.

A Menção Honrosa Jovem Empresário Rural foi atribuída ao Sistema Autónomo para a Colheita de Framboesa para o Mercado de Frescos, um sistema baseado em robótica, inteligência artificial e automação para integração de tecnologia autónoma no processo de colheita de framboesa fresca, permitindo ter uma época de colheita mais eficiente.

Foi ainda entregue o troféu Árvore do Conhecimento, através do programa Born From Knowledge – BfK Awards, atribuído pela ANI, ao projecto EcoX, considerado o melhor projeto ou entidade que mais se destacou em actividades de Investigação & Desenvolvimento. O EcoX foi o escolhido pela ANI, pelo desenvolvimento e produção de diversos produtos de limpeza, nomeadamente de detergentes, que, para além de biodegradáveis e vegan, são obtidos sob um conceito de economia circular e valorizando um resíduo – óleo alimentar usado – causador de vários problemas ambientais. Este conceito inovador reduz em mais de 50% a extração de recursos naturais necessários para a produção de diversos produtos de limpeza.

O Prémio Empreendedorismo e Inovação Crédito Agrícola é organizado pelo Crédito Agrícola em parceria com a P-BIO – Associação Portuguesa de Bioindústria e conta com o apoio institucional do Ministério da Agricultura e Alimentação, em articulação com a Rede Rural Nacional e com a Agência Nacional de Inovação.

Os projectos vencedores podem ser vistos em www.premioinovacao.pt.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com