Coimbra

Crédito Agrícola apresenta um resultado líquido de 158,8 milhões de euros em 2021

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 31-03-2022

O Grupo Crédito Agrícola alcançou um resultado líquido de 158,8 milhões de euros no ano de 2021 valor que representa um crescimento de 82,9% face ao período homólogo e de 20,8% comparativamente a 2019 (num contexto de pré-pandemia). O negócio bancário contribuiu com 143,3 milhões de euros, correspondendo a um crescimento homólogo de 109,1%.

PUBLICIDADE

A rentabilidade de capitais próprios consolidados (ROE) cifrou-se em 8,1%, reflexo do desempenho das diferentes componentes do Grupo, incluindo os contributos dos resultados líquidos de 6,1 milhões de euros da CA Vida e de 5,8 milhões de euros da CA Seguros.

A carteira de crédito (bruto) a clientes do Grupo apresentou um crescimento de 4,8% para 11,7 mil milhões de euros, correspondendo a um incremento de 537 milhões de euros. Este valor reflecte a dinâmica comercial do Grupo Crédito Agrícola bem como o apoio prestado à economia nacional, num contexto económico-social severo. A quota de mercado em crédito concedido a clientes aumentou 10 pontos base, em termos homólogos, para 5,8%.

PUBLICIDADE

No final do ano, do total de moratórias expiradas, no valor de 2.892 milhões de euros, 93,7% retomaram o plano de pagamento original e 87,9% encontram-se em situação regular (stages 1 e 2).

Os níveis de solidez e liquidez do Grupo Crédito Agrícola mantêm-se acima dos níveis mínimos recomendados, tendo sido reportados rácios CET1 e de fundos próprios totais de 17,6% (excluindo resultado líquido do período), um rácio de alavancagem de 8,0%, um rácio de cobertura de liquidez (LCR) de 477,2% e um rácio de financiamento estável (NSFR) de 173,1%.

PUBLICIDADE

publicidade

Em Julho de 2021, no âmbito da sua Política de Sustentabilidade assumida em 2020, o Crédito Agrícola passou a atribuir uma notação ambiental e social aos seus Clientes Empresariais. Esta notação contribui para uma melhor preparação dos clientes para as actuais exigências ambientais e sociais, mas, sobretudo, permite ao Crédito Agrícola identificar, de forma mais precisa, produtos financeiros que possam incentivar os clientes e contribuir para acelerar o alinhamento dos seus modelos de negócio com a descarbonização da economia nacional.

Em Julho de 2021, a agência de rating Moody’s atribuiu à Caixa Central de Crédito Agrícola a sua primeira notação de rating (baseline credit assessment ou BCA) de nível Ba1. A notação BCA é complementada com as seguintes notações: depósitos Baa3 Outlook Estável/ P-3, Counterparty Risk Rating (CRR) de Baa2/P-2, Counterparty Risk Assessment de Baa1(cr)/P-2(cr).

Em Outubro de 2021, o Crédito Agrícola foi considerado, pela revista The Banker’s, o Banco com a melhor performance em Portugal, em particular em parâmetros como o crescimento, rentabilidade, a qualidade de activos e liquidez.

De acordo com Licínio Pina, Presidente do Grupo Crédito Agrícola, “o Grupo Crédito Agrícola tem vindo a crescer de forma sustentada. Os resultados líquidos, sucessivamente positivos, têm contribuído para o reforço dos seus fundos próprios e, através do digital, temos vindo a crescer junto dos mercados e segmentos mais jovens e urbanos. Para esse crescimento têm contribuído diversas iniciativas, com destaque para a App moey!, lançada em 2019”.

Através da implementação de uma estratégia coordenada entre as 75 Caixas de Crédito Agrícola Mútuo que o compõem, o Grupo CA prossegue comprometido na dinamização da economia das regiões, cidades e vilas portuguesas, bem como em contribuir para a coesão social e territorial de Portugal. 

Relativamente à Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Coimbra, enfatiza-se o fecho do ano de 2021 com um um activo líquido de 217,5 milhões de euros e a obtenção de um expressivo resultado líquido de 1,97 milhões de euros. 

O produto bancário, que aumentou 9,5% face a 2020, ascendendo a 5,7 milhões de euros em 2021, permitiu atingir um Resultado Bruto de Exploração de 2 milhões euros, indicador de referência que materializa a actividade desenvolvida pela CCAM de Coimbra. Recorde-se que a CCAM de Coimbra integra um grupo financeiro sólido, de capitais exclusivamente nacionais, que agrega mais de 600 Agências e que aposta numa relação de proximidade e de confiança com os seus Clientes e Associados.

No negócio bancário, a carteira de crédito a clientes ascendeu a 120,8 milhões de euros. Um aumento de 4,3% face a 2020. Esta evolução resultou do crescimento de 4,3% no crédito a empresas e administração pública (de 84,1 milhões de euros em 2020 para 87,7 milhões de euros em 2021) e de 4,4% no crédito a particulares (de 31,7 milhões de euros para 33,1 milhões de euros).

O rácio bruto de Non Performing Loans (NPL) situou-se em 5,6%, em Dezembro de 2021, registando uma evolução favorável de 0,5 p.p. face aos 6,1% que se verificavam no final de 2020, o que evidencia a melhoria da qualidade da carteira de crédito da Caixa Agrícola de Coimbra.

O empenho na procura de novos negócios e de novos clientes continua a materializar-se nos resultados da CCAM de Coimbra, que vem procurando fortalecer no dia-a-dia a imagem do Crédito Agrícola, promovendo o seu reconhecimento junto da população e tecido económico e social, dando provas de eficácia e de segurança na gestão dos capitais à sua guarda, sabendo distinguir os negócios e estruturar a estratégia de apoio a quem revela capacidade para fazer crescer a região com projectos de valor acrescentado.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE