Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Economia

Crédito Agrícola apresenta livro sobre “A Banca Cooperativa e o Desenvolvimento Regional e Local”

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 28-01-2023

Decorreu ontem, 27 de janeiro, no Auditório da Caixa Central de Crédito Agrícola, em Lisboa o lançamento do livro “A Banca Cooperativa e o Desenvolvimento Regional e Local” que teve por base o estudo de investigação realizado pelos professores Luís Antero Reto, Paulo Bento e Nuno Crespo, do Centro de Estudos de Economia Pública e Social.

PUBLICIDADE

O estudo, que avaliou o período 2015 a 2020, foca-se no contributo da Banca Cooperativa para o desenvolvimento regional e local, o seu papel no sistema bancário europeu e no desenvolvimento e coesão social em Portugal. Apresenta ainda os principais desafios que a Banca Cooperativa enfrenta, bem como as suas principais diferenças em relação à Banca Tradicional.

O Crédito Agrícola, grupo financeiro de génese cooperativa, constituído, na sua base, por Caixas de Crédito Agrícola, é apresentado no estudo enquanto Banco Cooperativo nacional, com um modelo de atuação distinto da banca tradicional vocacionado para o desenvolvimento da economia e o bem-estar social das regiões onde atuam cada uma das suas Caixas de Crédito Agrícola.

Comparando o Grupo Crédito Agrícola com a Banca Cooperativa europeia e com a restante banca portuguesa, o estudo revela que o Grupo Crédito Agrícola, no período em análise (2015-2020), apresenta resultados altamente positivos. Não só compara muito bem com a banca cooperativa europeia e com a banca portuguesa na maioria dos indicadores (rentabilidade, solvabilidade, eficiência e mercado), como esses resultados foram alcançados sem sacrificar a proximidade aos Clientes (agências, ATM, canais digitais) nem, de forma significativa, postos de trabalho, particularmente nas regiões do interior do território nacional. O Crédito Agrícola conseguiu, inclusive, aumentar o número de clientes e associados, o que significa que o capital relacional da Banca Cooperativa não saiu prejudicado durante o período da crise do “subprime”.

O contributo do Grupo Crédito Agrícola para o desenvolvimento regional e local é amplo, apresentando uma estrutura geográfica distinta da restante banca, com uma maior cobertura do território. Segundo dados de Dezembro de 2021, o Grupo Crédito Agrícola detinha 620 agências distribuídas por todo o país, encontrando-se presente em 258 localidades onde é a única instituição bancária. Para além disso, o Crédito Agrícola estava presente, com ATM, em 695 localidades onde não existe outro terminal de caixa automático ou instituição bancária.

Actualmente, o Crédito Agrícola é o Grupo financeiro com a maior rede de agências do país, marcada pela elevada capilaridade e interioridade, com o objectivo de garantir a acessibilidade aos serviços financeiros em localidades economicamente mais desfavorecidas e com menor densidade populacional.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com